Condomínios logísticos de Betim atraem investimentos

Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem sido alvo de grandes investimentos nos últimos anos. Apenas os condomínios logísticos da Gatti Engenharia atraíram diversos empreendimentos neste exercício e deverão somar centenas de milhões de reais em aportes até 2022, com a geração de 3 mil postos de trabalho diretos.
Entre as empresas nacionais e internacionais que já se instalaram ou estão se instalando nos condomínios Parque Torino e Parque Mondovi, localizados no complexo Via das Indústrias, que liga a Fernão Dias e a Via Expressa, estão a Sequoia, Gat Logística, Suzano, Wurth, Plastic Omnium, Alfa Transportes, Cervejaria Império, Gama Distribuidora, Delog, B2W, FedEx e Super Globo.
De acordo com o presidente da Gatti Engenharia, Gustavo Gatti, ele e outros investidores têm voltado suas atenções para Betim em função da localização estratégica, pela proximidade de grandes centros e a infraestrutura logística local.
“Além de grande parte do PIB (Produto Interno Bruto) da capital mineira estar concentrado entre a região Sul de Belo Horizonte, Contagem e Betim, os condomínios estão situados na conexão entre os três polos. O Torino e Mondovi estão a 16 quilômetros da área central da Capital e a 10 (quilômetros) dos centros de Contagem e Betim”, ressaltou.
Gatti conta que a construção dos condomínios teve início em 2011 e que o período entre 2016 e 2019 foi bem difícil em termos de atração de investimentos. Já 2020, conforme ele, começou com muitas turbulências, incluindo o alto volume de chuvas que a região recebeu.
“Mas, para nossa surpresa, com a pandemia, o e-commerce mudou todo o cenário e nos trouxe novas perspectivas. O que ainda tínhamos disponível nos condomínios alugamos nos últimos meses. Um contrato, inclusive, diz respeito a uma grande multinacional, que está sob sigilo”, revelou.
Cronograma – O Parque Torino, por exemplo, está disposto em um terreno de 650 mil metros quadrados e conta com Área Bruta Locável (ABL) de 140 mil metros quadrados. No ano passado, a Gatti Engenharia já havia locado 35 mil metros. Em 2020, já foram contratados outros 25 mil metros quadrados que serão entregues em março do ano que vem e outros 40 mil metros quadrados estão programados para outubro de 2021.
Já o Parque Mondovi também soma 650 mil metros quadrados e possui 65 mil metros quadrados de ABL. “Neste estamos com mais de 35 mil metros quadrados locados e contamos com projetos em diferentes fases de desenvolvimento e aprovação. Deveremos locá-lo por completo até 2022”, afirmou. Só a partir daí é que a empresa dará início a novos condomínios logísticos na RMBH.
Ouça a rádio de Minas