Economia

Condomínios logísticos de Betim atraem investimentos

Condomínios logísticos de Betim atraem investimentos
A localização estratégica e a infraestrutura viária estimulam aportes em Betim | Crédito: Divulgação

Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem sido alvo de grandes investimentos nos últimos anos. Apenas os condomínios logísticos da Gatti Engenharia atraíram diversos empreendimentos neste exercício e deverão somar centenas de milhões de reais em aportes até 2022, com a geração de 3 mil postos de trabalho diretos.

Entre as empresas nacionais e internacionais que já se instalaram ou estão se instalando nos condomínios Parque Torino e Parque Mondovi, localizados no complexo Via das Indústrias, que liga a Fernão Dias e a Via Expressa, estão a Sequoia, Gat Logística, Suzano, Wurth, Plastic Omnium, Alfa Transportes, Cervejaria Império, Gama Distribuidora, Delog, B2W, FedEx e Super Globo.

De acordo com o presidente da Gatti Engenharia, Gustavo Gatti, ele e outros investidores têm voltado suas atenções para Betim em função da localização estratégica, pela proximidade de grandes centros e a infraestrutura logística local.

“Além de grande parte do PIB (Produto Interno Bruto) da capital mineira estar concentrado entre a região Sul de Belo Horizonte, Contagem e Betim, os condomínios estão situados na conexão entre os três polos. O Torino e Mondovi estão a 16 quilômetros da área central da Capital e a 10 (quilômetros) dos centros de Contagem e Betim”, ressaltou.

Gatti conta que a construção dos condomínios teve início em 2011 e que o período entre 2016 e 2019 foi bem difícil em termos de atração de investimentos. Já 2020, conforme ele, começou com muitas turbulências, incluindo o alto volume de chuvas que a região recebeu.

“Mas, para nossa surpresa, com a pandemia, o e-commerce mudou todo o cenário e nos trouxe novas perspectivas. O que ainda tínhamos disponível nos condomínios alugamos nos últimos meses. Um contrato, inclusive, diz respeito a uma grande multinacional, que está sob sigilo”, revelou.

Cronograma – O Parque Torino, por exemplo, está disposto em um terreno de 650 mil metros quadrados e conta com Área Bruta Locável (ABL) de 140 mil metros quadrados. No ano passado, a Gatti Engenharia já havia locado 35 mil metros. Em 2020, já foram contratados outros 25 mil metros quadrados que serão entregues em março do ano que vem e outros 40 mil metros quadrados estão programados para outubro de 2021.

Já o Parque Mondovi também soma 650 mil metros quadrados e possui 65 mil metros quadrados de ABL. “Neste estamos com mais de 35 mil metros quadrados locados e contamos com projetos em diferentes fases de desenvolvimento e aprovação. Deveremos locá-lo por completo até 2022”, afirmou. Só a partir daí é que a empresa dará início a novos condomínios logísticos na RMBH.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas