Confiança dos empresários da indústria em Minas aumenta em junho

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Fiemg, mostrou elevação de 1,8 ponto em relação a maio (56,6 pontos) e atingiu 58,4 pontos em junho. A confiança do empresário vem oscilando, para cima e para baixo, desde o ano passado, mas sem grandes picos de otimismo ou pessimismo. O que mostra uma certa cautela dos industriais, mesmo que eles se mostrem mais seguros quanto ao momento e, principalmente, em relação ao futuro de seus negócios.
Por um lado, a normalização das atividades possibilitada pela ampla cobertura da vacina contra a Covid-19 vem garantindo a manutenção do otimismo no setor industrial. Por outro lado, o contexto econômico continua delicado, com a persistência das dificuldades nas cadeias de insumos e com as pressões inflacionárias.
O crescimento da confiança do setor industrial foi motivado tanto pela melhora na percepção dos empresários com relação à situação atual da economia quanto pelo maior otimismo quanto aos próximos seis meses. O Icei mostrou industriais confiantes pelo 23º mês consecutivo – ao continuar acima dos 50 pontos – e alcançou o maior patamar desde agosto de 2021, quando atingiu 62,8 pontos.
Leia a matéria completa na próxima edição do Diário do Comércio
Ouça a rádio de Minas