Economia

Confiança do empresário industrial sobe em maio, mas empresariado continua pessimista

Houve alta de 48 pontos para 48,9 pontos no atual mês
Confiança do empresário industrial sobe em maio, mas empresariado continua pessimista
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Brasília – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu de 48 pontos para 48,9 pontos em maio. Apesar da alta de 0,9 ponto, o indicador continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que a indústria segue pessimista, cenário que se repete há cinco meses. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira.

Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o resultado é positivo, mas exige cautela. “É cedo para dizer se esse aumento vai se repetir nos próximos meses, especialmente a ponto de reverter esse cenário de falta de confiança do empresário”, avalia.

A falta de confiança impacta as decisões de negócio nas empresas. “Essa persistência da falta de confiança se traduz em adiamento de decisões de produção, de emprego e de investimento, uma vez que o empresário tende a ser mais cauteloso”, analisa o economista.

De acordo com o levantamento, os dois componentes do Icei melhoraram em maio. O índice de condições atuais cresceu 1,3 ponto, passando de 42,7 pontos para 44 pontos. Isso significa que a avaliação dos empresários sobre o momento das empresas e da economia é de piora na comparação com o que era há seis meses, embora seja menos negativa do que em abril. Dessa vez, a percepção sobre a economia brasileira foi o componente que mais influenciou a alta do indicador.

Já o índice de expectativas, que compara o presente com seis meses à frente, avançou 0,6 ponto, para 51,3 pontos. A alta representa melhores perspectivas dos empresários, explicadas, em maio, em especial com relação à economia do País.

O Icei é uma pesquisa mensal da CNI que mede a confiança dos empresários da indústria. Para esta edição, foram consultadas 1.175 empresas: 443 de pequeno porte; 451 de médio porte; e 281 de grande porte, entre os dias 5 e 9 de maio de 2025. (Portal da Indústria)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas