Economia

Confiança da indústria do aço recua em maio

Redução pode ser observada tanto no índice de situação atual quanto no de perspectivas para os próximos seis meses
Confiança da indústria do aço recua em maio
Siderurgia enfrenta período de baixa confiança | Crédito: China Daily

A confiança entre os empresários da indústria do aço voltou a cair no Brasil. O Indicador de Confiança da Indústria do Aço (Icia) recuou 3,7 pontos em maio, na comparação com abril (41,7), e fechou o mês em 38 pontos. É o que revela o Instituto Aço Brasil.

Essa queda aumentou para 12 pontos a distância do indicador da linha que divide a confiança e a falta de confiança no setor (50 pontos). Já a diferença entre o Icia de maio e a série histórica (55,8) passou para 17,8 pontos. Essa distância aponta que a falta de confiança é maior entre as empresas do setor do aço.

O índice considera dois indicadores, de situação atual e de perspectivas do setor para os próximos seis meses. A queda do Icia tem influência de ambos os casos. Vale ressaltar que a baixa dos indicadores sobre a economia brasileira foi mais intensa do que a dos indicadores referentes à empresa do entrevistado.

Recuo dos indicadores

No caso do índice que mede a percepção da situação atual (36,4 pontos), houve uma redução de 2,3 pontos em maio frente ao apurado no mês anterior (38,7). O indicador de situação atual sobre a própria empresa (40,9 pontos) diminuiu 1,5 ponto. Já o indicador de situação atual da economia brasileira recuou 4,1 pontos e atingiu 27,3 pontos, a menor pontuação entre os componentes.

O indicador que mede as expectativas para os próximos seis meses ficou em 38,8 pontos, retração de 4,4 pontos frente a abril (43,2). O componente de expectativas dos empresários sobre seus negócios ficou em 44,4 pontos, queda de 1,1 ponto. Enquanto o de expectativas sobre a economia brasileira registrou o maior recuo entre os demais componentes do Icia (-10,9 pontos), fechando o mês com 27,7 pontos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas