Quais as melhores datas para o comércio exterior?

O ano está começando e, quem trabalha na área de comércio exterior, precisa estar atento ao calendário. Isso porque algumas datas podem afetar o planejamento ou serem cruciais para os negócios.
De acordo com o CEO e fundador da Logcomex, Helmuth Hofstatter, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, ajudando gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain, início de ano é uma fase de planejamento.
“Trace seus objetivos, metas, prazos, recursos, projetos e tudo o que deve ser feito para conquistá-los. Ao criá-los, lembre-se que, em um mercado volátil, sazonal e moldado a fatores externos, nem sempre é possível controlar tudo, mas é importante estar atento aos principais acontecimentos, muitos deles já esperados na agenda”, afirma.
Ele explica que o mês de janeiro, por exemplo, requer atenção para um dos maiores feriados internacionais: o Ano Novo Chinês. “O país asiático é um dos nossos principais parceiros comerciais e a parada de uma semana em suas operações comerciais internacionais afeta diretamente a cadeia logística global”, conta. Já em março, segundo Hofstatter, é necessário ainda mais planejamento em razão de dois feriados nacionais e um internacional com três dias de duração.
Fique atento a algumas das principais datas do setor:
- 15/01 – Feriado internacional – Martin Luther King Jr. Day (EUA)
- 28/01 – Dia do Comércio exterior/Dia do Exportador/ Dia do portuário
- 28/01 – Logcomex Talks Despachantes Aduaneiros – 2ª edição
- 01/02 – S&OP Summit: encontro de líderes de planejamento de supply chain
- 10/02 – Ano Novo Chinês
- 12/02 e 13/02 – Carnaval
- 22/02 – Comex hoje
- 28/02 a 02/03 – Intermodal South America 2024
- 04/03 – Qingming – feriado chinês de três dias
- 29/03 e 31/03 – Sexta Feira Santa e Páscoa
- 09/04 – Meeting Comex
- 11/04 – Brasil Supply Chain and Logistics Summit
- 08/05 a 10/05 – Itajaí Comex Summit
- 22/05 a 24/05 – Feira Internacional de Logística – Brasil Log
- 30/05 – Corpus Christi
- 19/06 – Juneteenth (EUA)
- 22/06 a 24/06 – Dragon Boat Festival (China)
- 23/07 – Logistique
- 03/09 – Intra Log South America
- 04/09 – Labor Day (EUA)
- 01/10 a 07/10 – Golden Week (China)
- 12/10 – Dia das Crianças
- 28/11 – Thanksgiving (EUA)
- 29/11 – Black Friday
- 25/12 – Natal
- 31/12 – Reveillon
Segundo o CEO da Logcomex, além de feriados e eventos importantes, é recomendável estar sempre de olho em oportunidades de negócios. “Datas como Black Friday e Natal, por exemplo, exigem que as estratégias estejam prontas até meados do mês anterior. Isso porque é preciso tempo hábil para selecionar as ofertas e começar as comunicações para aquecer o público para obter os melhores resultados desta sazonalidade”, aconselha.
O executivo explica que também é importante já ter um esboço do planejamento para 2025 antes do ano de 2024 terminar, para garantir que as estratégias sejam definidas com tempo hábil para ajustes e flexibilidade para correções. “É preciso tempo para pensar com calma no que você vai precisar fazer para garantir bons resultados no próximo ano”, finaliza.
Ouça a rádio de Minas