Economia

Confira quais são os planos de saúde suspensos pela ANS

ANS recebeu mais de 58 mil reclamações no período de 1º de abril a 30 de junho de 2023
Confira quais são os planos de saúde suspensos pela ANS
Crédito: Reprodução Adobe Stock

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou, nesta quinta-feira (28), a suspensão temporária de 38 planos de 10 operadoras devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial durante o 2º trimestre.

A medida, que começa a valer a partir da próxima terça-feira, 3 de outubro, faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

Com um total de 58.035 reclamações efetuadas no período de 1º de abril a 30 de junho de 2023, a agência informou que serão 394.313 beneficiários resguardados com a proibição da comercialização.

“Os beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”, afirmou o diretor de normas e habilitação dos produtos da ANS, Alexandre Fioranelli.

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Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista dos 12 planos de seis operadoras que poderão voltar a ser comercializados.

A cada trimestre a listagem de planos é reavaliada e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os planos para novas comercializações.

Saiba quais são os planos de saúde suspensos

Planos com comercialização suspensa 

Planos reativados

Como funciona o monitoramento dos planos de saúde?

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado trimestralmente, com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde.

As reclamações consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras são classificadas nas faixas 0, 1, 2 e 3 e o enquadramento nas última faixas do monitoramento caracteriza um pior resultado no indicador da operadora.

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