Economia

Congresso das ACEs reúne mais de 500 empresários mineiros

Congresso das ACEs reúne mais de 500 empresários mineiros
FEDERAMINAS

Delegações de empresários de todas as regiões do Estado se reunirão no XXI Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, que a Federaminas promoverá em Juiz de Fora, na Zona da Mata, no período de 22 a 25 de novembro, com o tema “Seja sua própria inspiração”. Trata-se de um dos dois principais eventos anuais da classe empresarial mineira, destinado a debater assuntos de interesse das empresas e relacionados com as economias estadual e do País.

A programação do congresso será encerrada com a solenidade Mérito Empresarial 2018, no dia 24. Este evento tradicional distingue empresários do ano e personalidades que contribuem, em diferentes áreas, para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Historicamente movimenta os mundos político e dos negócios ao reunir, em noite solene, em torno de mil pessoas, entre autoridades, homenageados, familiares e convidados.

Indicados à Federaminas pelas associações comerciais, os empresários do ano se destacam em seus municípios na gestão das empresas, na participação no movimento associativo empresarial e em ações de interesse comunitário. Eles receberão diplomas e medalhas de Mérito Empresarial durante a solenidade, que acontecerá no Capitólio Centro de Eventos.

Congresso – O XXI Congresso das ACEs será realizado no Trade Hotel, com programação formada de reuniões de trabalho e palestras motivacionais de nomes de expressão no cenário nacional, como o empresário Robinson Shiba, criador da rede China in Box; Marcos Rossi, especialista nas áreas de gestão de patrimônio e relações trabalhistas e RH; o músico-conferencista Leo Chaves; o professor Paulo Storani, capitão veterano da PM do Rio de Janeiro; e o humorista Marcos Cirillo.

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A programação paralela será constituída da 2ª Feira de Startups, painel da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Hackathon, Projeto Geração “Nem-Nem”, apresentação de cases de ACEs e parcerias da Federaminas. Outro destaque será a premiação “Mulheres Além das Gerais”, pela Federaminas Mulher.

Empreender – I

Pesquisa feita pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) mostra os resultados da retomada do Empreender, que durou de 2015 a 2017. Participaram da avaliação 1.774 empresários de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Pernambuco, estados envolvidos nessa etapa, evidenciando o sucesso e os benefícios do programa.

A pesquisa incluiu questões pessoais, como gênero e grau de escolaridade, com a proposta de traçar um perfil dos empresários participantes. Em relação a gênero, 56% são do sexo feminino. O resultado mostra que as mulheres têm encontrado no Empreender ambiente favorável para o desenvolvimento de seus negócios e realça o fortalecimento do papel da mulher empresária na economia.

Empreender – II

O DataSebrae, plataforma criada para apoiar os pequenos negócios com informações relevantes sobre o mercado em 2014, havia estimado que apenas 32% dos empreendedores do País eram mulheres. Assim, o Empreender quebra esse padrão, apresentando uma média de mulheres maior do que de homens empreendedores.

Outro ponto revelado na pesquisa foi em relação à escolaridade dos participantes: 25% dos empresários responderam possuir bacharelado. Comparando com a média nacional, na qual 16% dos empresários afirmam ter o ensino superior incompleto ou mais, o Empreender mostra um alto grau de escolarização de seus participantes e colaboradores, o que influencia no sucesso de estratégias e planos de ação implementados.

Empreender – III

Segundo dados do DataSebrae de 2014, a taxa de sobrevivência média das empresas é de dois anos. O tempo de vida médio das empresas participantes do Empreender é de 11 anos, o que demonstra que as vinculadas ao programa já passaram dessa fase crítica e buscam fortalecer seus negócios, não apenas perenizá-los.

O Empreender foi avaliado de forma positiva. Em todos os estados participantes, mais de 70% dos empresários disseram ter havido melhora na qualidade dos produtos e serviços ofertados. O programa trabalha, com eficiência, os aspectos técnicos das MPEs brasileiras nos mais diferentes aspectos, desde o empoderamento feminino até a melhoria de produtos e serviços. Isso gera impactos municipal, estadual e setorial, destaca o estudo.

A avaliação média dos empresários foi de 8,4 pontos, sendo que as notas variaram de 0 (zero), como “muito insatisfeito”, a 10 (dez), como “muito satisfeito”, sendo a maior porcentagem de respostas a de nota máxima.

 

Assessoria de Comunicação da Federaminas*

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