Congresso das ACEs reúne mais de 500 empresários mineiros

Delegações de empresários de todas as regiões do Estado se reunirão no XXI Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, que a Federaminas promoverá em Juiz de Fora, na Zona da Mata, no período de 22 a 25 de novembro, com o tema “Seja sua própria inspiração”. Trata-se de um dos dois principais eventos anuais da classe empresarial mineira, destinado a debater assuntos de interesse das empresas e relacionados com as economias estadual e do País.
A programação do congresso será encerrada com a solenidade Mérito Empresarial 2018, no dia 24. Este evento tradicional distingue empresários do ano e personalidades que contribuem, em diferentes áreas, para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Historicamente movimenta os mundos político e dos negócios ao reunir, em noite solene, em torno de mil pessoas, entre autoridades, homenageados, familiares e convidados.
Indicados à Federaminas pelas associações comerciais, os empresários do ano se destacam em seus municípios na gestão das empresas, na participação no movimento associativo empresarial e em ações de interesse comunitário. Eles receberão diplomas e medalhas de Mérito Empresarial durante a solenidade, que acontecerá no Capitólio Centro de Eventos.
Congresso – O XXI Congresso das ACEs será realizado no Trade Hotel, com programação formada de reuniões de trabalho e palestras motivacionais de nomes de expressão no cenário nacional, como o empresário Robinson Shiba, criador da rede China in Box; Marcos Rossi, especialista nas áreas de gestão de patrimônio e relações trabalhistas e RH; o músico-conferencista Leo Chaves; o professor Paulo Storani, capitão veterano da PM do Rio de Janeiro; e o humorista Marcos Cirillo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A programação paralela será constituída da 2ª Feira de Startups, painel da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Hackathon, Projeto Geração “Nem-Nem”, apresentação de cases de ACEs e parcerias da Federaminas. Outro destaque será a premiação “Mulheres Além das Gerais”, pela Federaminas Mulher.
Empreender – I
Pesquisa feita pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) mostra os resultados da retomada do Empreender, que durou de 2015 a 2017. Participaram da avaliação 1.774 empresários de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Pernambuco, estados envolvidos nessa etapa, evidenciando o sucesso e os benefícios do programa.
A pesquisa incluiu questões pessoais, como gênero e grau de escolaridade, com a proposta de traçar um perfil dos empresários participantes. Em relação a gênero, 56% são do sexo feminino. O resultado mostra que as mulheres têm encontrado no Empreender ambiente favorável para o desenvolvimento de seus negócios e realça o fortalecimento do papel da mulher empresária na economia.
Empreender – II
O DataSebrae, plataforma criada para apoiar os pequenos negócios com informações relevantes sobre o mercado em 2014, havia estimado que apenas 32% dos empreendedores do País eram mulheres. Assim, o Empreender quebra esse padrão, apresentando uma média de mulheres maior do que de homens empreendedores.
Outro ponto revelado na pesquisa foi em relação à escolaridade dos participantes: 25% dos empresários responderam possuir bacharelado. Comparando com a média nacional, na qual 16% dos empresários afirmam ter o ensino superior incompleto ou mais, o Empreender mostra um alto grau de escolarização de seus participantes e colaboradores, o que influencia no sucesso de estratégias e planos de ação implementados.
Empreender – III
Segundo dados do DataSebrae de 2014, a taxa de sobrevivência média das empresas é de dois anos. O tempo de vida médio das empresas participantes do Empreender é de 11 anos, o que demonstra que as vinculadas ao programa já passaram dessa fase crítica e buscam fortalecer seus negócios, não apenas perenizá-los.
O Empreender foi avaliado de forma positiva. Em todos os estados participantes, mais de 70% dos empresários disseram ter havido melhora na qualidade dos produtos e serviços ofertados. O programa trabalha, com eficiência, os aspectos técnicos das MPEs brasileiras nos mais diferentes aspectos, desde o empoderamento feminino até a melhoria de produtos e serviços. Isso gera impactos municipal, estadual e setorial, destaca o estudo.
A avaliação média dos empresários foi de 8,4 pontos, sendo que as notas variaram de 0 (zero), como “muito insatisfeito”, a 10 (dez), como “muito satisfeito”, sendo a maior porcentagem de respostas a de nota máxima.
Assessoria de Comunicação da Federaminas*
Ouça a rádio de Minas