Economia

Conheça a Vinci Highways, empresa que venceu leilão da BR-040 entre BH e Goiás

Empresa é francesa e líder mundial em concessões em várias áreas; saiba mais
Atualizado em 26 de setembro de 2024 • 20:47
Conheça a Vinci Highways, empresa que venceu leilão da BR-040 entre BH e Goiás
Em 2022, Vinci adquiriu 55% da Entrevias, gestora de 570 km de vias que cortam São Paulo. Na foto, o início da duplicação da SP-333. Foto: Vinci Highways / Divulgação

A Vinci Highways, que venceu o leilão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (Goiás), na tarde desta quinta-feira (26), é uma empresa francesa, estreante em leilões rodoviários no País.

Apesar da estreia, a operadora europeia é líder mundial em concessões, energia e construção, atuando em mais de 120 países, e já é forte no Brasil na administração de aeroportos.

A história da empresa francesa no País começou em 2017, com o arremate do leilão do Aeroporto de Salvador, que abriu espaço para a gestão de outros aeroportos.

Atualmente, a empresa é responsável pela gestão de oito aeroportos:

  • Aeroporto de Cruzeiro do Sul (Acre)
  • Aeroporto de Rio Branco (Acre)
  • Aeroporto de Tabatinga (Amazonas)
  • Aeroporto de Manaus (Amazonas)
  • Aeroporto de Tefé (Amazonas)
  • Aeroporto de Salvador (Bahia)
  • Aeroporto de Porto Velho (Rondônia)
  • Aeroporto de Boa Vista (Roraima)

Embora a companhia nunca tivesse participado antes de um leilão rodoviário no Brasil, ela já atuava em estradas nacionais desde 2022, quando adquiriu 55% da Entrevias, gestora de 570 km de vias que cortam São Paulo. O percentual foi comprado do Pátria, que permaneceu com 45%.

A empresa será a responsável por administrar, nos próximos 30 anos, o trecho de 594,8 quilômetros da BR-040, mais conhecido como Rota dos Cristais.

No período, o grupo francês terá que investir R$ 12 bilhões na rodovia federal, dos quais R$ 6,4 bilhões serão destinados a obras de infraestrutura e R$ 5,4 bilhões a custos operacionais.

A empresa venceu a disputa contra três concorrentes, ao propor um desconto de 14,32% sobre a tarifa básica de pedágio. Foram eles: o Consórcio Nova BR-040, formado pela Opportunity e a 4UM Investimentos (que ofereceu 9,09% de dedução), o BTG Pactual (7,50%) – que também estreou em leilões de rodovias – e a CCR (1,75%).

Leilão da Rota dos Cristais BR-040 na BR já tem vencedor
Vinci Highways vence leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Goiás | Reprodução Canal ANTT

Diretor-executivo da Vinci Highways diz que leilão da BR-040 é conquista

Antes da tradicional batida de martelo, o diretor-executivo da Vinci Highways na América Latina, Laurent Cavrois, destacou, em discurso, que a concessão da BR-040 é uma conquista importante para a jornada de crescimento do grupo no mercado brasileiro.

Cavrois também disse que a Vinci está orgulhosa e entusiasmada em fazer parte de um novo capítulo da BR-040.

“Vamos melhorar a conectividade e oferecer nossos serviços de qualidade aos usuários, implementar políticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região”, ressaltou, enfatizando que o grupo está pronto para agregar valor à infraestrutura, tornando-a mais segura, eficiente e adaptada às necessidades do futuro.

Vinci Highways vence leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Goiás
Vinci Highways vence leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Goiás | Crédito: Reprodução Youtube B3

O projeto da Rota dos Cristais prevê a criação de 91,1 mil empregos, entre diretos e indiretos, geração de efeito-renda, além de um significativo incremento na economia das cidades ao longo da rodovia. A perspectiva é que 4,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a concessão.

Detalhes da concessão da BR-040 à Vinci Highways

A expectativa é que os investimentos que a Vinci vai fazer modernizem a via, garantam a segurança do usuário e a fluidez do tráfego, além de aumentar a eficiência logística das empresas que a utilizam – a Rota dos Cristais é um importante corredor para o escoamento de produtos entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.

As principais mudanças previstas para o trecho, incluem:

• duplicação de 9,9 km;
• construção de 342,9 km de faixas adicionais (174,4 km em pista simples e 168,5 km em pista dupla);
• construção de 61,6 km de vias marginais;
• instalação de 34 passarelas para pedestres e melhoria de outras nove;
• instalação de 18 passagens de fauna;
• implementação de dois pontos de parada de descanso (PPDs).

BR-040
Contrato terá duração de 30 anos e a concessionária vencedora terá que investir R$ 12 bilhões na rodovia | Crédito: Divulgação Dnit

Conforme consta no Programa de Exploração da Rodovia (PER), no primeiro ano, serão realizados os trabalhos dedicados a eliminar problemas na estrada que impliquem riscos iminentes.

Entre o segundo e o quinto ano, haverá melhorias estruturais, funcionais e operacionais, como a recuperação da pista de rolamento.

As grandes obras, que englobam duplicações, faixas adicionais e vias marginais, ficarão para o período do terceiro ao sétimo ano.

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