Economia

Conselho Empresarial de Segurança Pública é implantado pela ACMinas

Lançamento do conselho está marcado para o dia 30 de outubro
Conselho Empresarial de Segurança Pública é implantado pela ACMinas
Lançamento do conselho será dia 30 de outubro. Crédito: Divulgação/ACMinas

A segurança pública de Belo Horizonte vai ganhar um reforço na elaboração de estratégias e cobrança de ações efetivas com o lançamento do Conselho Empresarial de Segurança Pública, que está marcado para o dia 30 de outubro. A nova comissão será presidida pelo atual vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Ricardo Mascarenhas e a solenidade de lançamento vai contar com a participação do subsecretário da Integração da Segurança Pública do governo de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo.

O presidente do conselho ressalta o papel desempenhado pela segurança pública na manutenção da ordem e que ela deve ser exercida pelo Estado, por meio das forças de segurança. “É garantia da incolumidade das pessoas e da defesa de seu patrimônio. Juntamente com saúde e educação forma o tripé dos direitos básicos do cidadão e das responsabilidades do estado, é qualidade de vida”, afirma Ricardo Mascarenhas.

Proposta pela Polícia Militar em reunião que aconteceu em julho deste ano, a criação do conselho de segurança pública para a capital mineira está diretamente relacionada com o desenvolvimento da cidade. “Por ser uma grande metrópole, BH necessita de um conselho que cobre dos órgãos públicos a prestação de contas sobre investimentos no setor e contribua com medidas que busquem a melhoria da segurança na cidade”, afirmou o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Cláudio Henrique Ribeiro.

O vice-presidente da ACMinas pontua ainda que o conselho vai facilitar a interface com o poder público e o diálogo com parlamentares para que apresentem explicações sobre projetos de lei que estão travados no Congresso e na Assembleia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“É essencial compreendermos bem o funcionamento e as dificuldades enfrentadas pelas forças de segurança. É por meio desse conhecimento e do entendimento das necessidades dos nossos associados que a ACMinas terá condições de identificar oportunidades e contribuir com as autoridades públicas no desempenho das suas funções. Essa contribuição se dá por meio de contato próximo com as autoridades ligadas ao tema, da defesa de uma política pública de segurança inteligente e eficiente, e da interação com os nossos associados”, ressalta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas