Consumidor de Belo Horizonte inicia 2025 menos confiante

O consumidor de Belo Horizonte iniciou 2025 menos confiante, segundo o Índice de Confiança (ICC-BH) calculado pela Fundação Ipead. Marcando 40,60 pontos em janeiro, em uma escala que varia de 0 a 100, o indicador apresentou queda de 6,91% sobre o mês anterior e de 4,85% nos últimos doze meses.
Segundo o Ipead, houve piora no sentimento da população em relação à Inflação (-18,41%), ao Emprego (-15,65%), à Pretensão de Compra (-4,09%), à Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (-3,88%), à Situação Econômica do País (-2,74%) e à Situação Financeira da Família Atual (-1,56%).
Além disso, a percepção da população em relação aos componentes Inflação, Situação Econômica do País, Emprego e Situação financeira em relação ao passado permanece abaixo de 50 pontos, marco que separa o otimismo do pessimismo da população sobre a conjuntura econômica geral e familiar.
De forma detalhada, a avaliação da população em relação à inflação se encontra agora em 23,99 pontos, à situação econômica do País, em 29,64 pontos, ao emprego, em 36,55 pontos e à situação financeira em relação ao passado, em 48,63 pontos. Somente a percepção sobre a Situação financeira atual das famílias mantém-se acima de 50 pontos.
O Ipead também destaca que o ICC-BH apresentou altas em setembro e outubro de 2024, seguidas de queda em novembro e alta expressiva em dezembro. Agora, com uma nova queda expressiva, a maioria da melhora observada em dezembro acabou anulada.
Sobre a percepção da população em relação à situação econômica do País e à situação financeira da família, foram registradas baixas de 12,57% e de 2,46%, respectivamente. No caso do Índice de Expectativa Financeira da Família (IEF), o resultado foi impulsionado pelas retrações da Pretensão de compra (-4,09%), Situação Financeira da Família em relação ao passado (-3,88%) e Situação Financeira da Família Atual (-1,56%).
Por fim, a pesquisa indica os grupos de bens e serviços que os consumidores planejam adquirir nos próximos três meses. Os grupos de Vestuário e calçados (12,86%), Turismo (11,43%) e Veículos (9,05%) lideram em termos de intenção de compra.
Ouça a rádio de Minas