Economia

Consumidor de BH vai investir mais no presente do Dia dos Namorados

Varejo da Capital pode esperar movimentação intensa na próxima semana; expectativa é que o tíquete médio alcance R$ 185,91
Consumidor de BH vai investir mais no presente do Dia dos Namorados
Foto: Diário do Comércio / Dione Alves

Pouco mais de 54% dos consumidores de Belo Horizonte vão aumentar o investimento nas compras para o Dia dos Namorados. Em 2025, a expectativa é que o tíquete médio tenha uma elevação de 7,9% para a aquisição dos presentes em relação a 2024, alcançando o montante de R$ 185,91. O levantamento é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizada com 200 consumidores da Capital mineira no mês de maio.

A pesquisa também apontou que os motivos para gastar um pouco mais são o aumento nos preços (31,6%) e a intenção de comprar um presente melhor (15,8%).

Ainda segundo o levantamento, 25,7% dos consumidores irão comprar presentes com o mesmo valor do ano passado; 5,7% irão investir menos; 8,6% não presentearam no último ano e 5,7% não souberam responder. Informação positiva para o comércio é a parcela de 54,3% que pretende gastar um pouco mais. Outro dado obtido é que o consumidor irá comprar apenas um presente para a data.

Vendas para o Dia dos Namorados podem chegar a R$ 2,17 bilhões em Belo Horizonte

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, reforça que o pagamento à vista é uma boa forma para que o consumidor que vai presentear no Dia dos Namorados possa manter as contas em dia. “Mais do que tudo, é essencial manter a disciplina financeira e usar a criatividade para celebrar a ocasião”, orienta.

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Em Belo Horizonte, devem ser injetados, em junho, R$ 2,17 bilhões com as vendas para o Dia dos Namorados, segundo a CDL/BH. Este valor representa crescimento de 0,45% em relação ao ano passado, quando foram movimentados R$ 2,16 bilhões. Desde o ano de 2011, as vendas para o Dia dos Namorados vêm apresentando crescimento.

Veja quais são os produtos que lideram a lista para o Dia dos Namorados:

  • roupas (84,3%);
  • acessórios (21,4%);
  • cosméticos (17,1%);
  • calçados (15,7%);
  • guloseimas (11,4%);
  • outros (10%);
  • flores (8,6%);
  • algo simbólico (4,3%);
  • cesta de café/guloseimas (1,4%);
  • eletrodomésticos (1,4%);
  • eletrônicos (1,4%);
  • itens de decoração (1,4%);
  • e pacotes de viagem/passagens (1,4%).

A pesquisa da CDL/BH também apontou que os fatores determinantes na escolha do presente para o Dia dos Namorados são: qualidade do produto (44,3%); desconto, promoção e preço do produto (32,9%); desejo da pessoa a ser presenteada (32,9%); necessidade do presenteado (10%); não soube responder (5,7%); facilidade quanto à troca do produto (2,9%) e produtos indicados por blogueiras ou influencers (2,9%).

Pagamento do presente do Dia dos Namorados será à vista, com destaque para o PIX

O pagamento à vista será o mais utilizado, de acordo com 78,6% dos entrevistados, com destaque para o PIX, como principal meio. Entre os 21,4% que pretendem parcelar as compras, a média será de quatro vezes.

Saiba como será a forma de pagamento:

  • à vista no PIX (31,4%);
  • parcelado no cartão de crédito (20%);
  • dinheiro (18,6%);
  • à vista no cartão de crédito (15,7%);
  • cartão de débito (12,9%)
  • e parcelado no PIX (1,4%).

O varejo da Capital pode esperar uma movimentação intensa na próxima semana, uma vez que, para 50% dos consumidores, as compras dos presentes serão realizadas na semana do Dia dos Namorados. Os principais motivos apresentados são a falta de tempo (33%) e o hábito de deixar para a última hora (18%). As respostas foram: já fizeram as compras (20%); um dia antes da data (12,86%); no próprio Dia dos Namorados (10%); não responderam (4,29%) e após a data (2,86%).

Preferência para a data é comprar em lojas físicas

Como preferência do consumidor para efetuar a compra do presente ainda desponta a ida a uma loja física (76%), seja em shoppings ou no comércio de rua.

Veja quais são os locais preferenciais para as compras do Dia dos Namorados:

  • shoppings centers (50,75%);
  • lojas de rua (17,91%);
  • sites (11,94%);
  • não sabe (11,94%);
  • comércio como mercados e outros (5,97%);
  • redes sociais como Instagram e Facebook (2,99%);
  • pequenos comerciantes autônomos (1,49%)
  • e shopping popular (1,49%).

Na hora de escolher o local da compra, a qualidade do produto é o item mais avaliado, de acordo com 25,7% dos consumidores. Em seguida estão os seguintes fatores: agilidade no atendimento (21,4%); preço baixo (18,6%); ambiente agradável (17,1%); bom atendimento (17,1%); credibilidade da loja (11,4%); localização (11,4%); avaliação de consumidores (8,6%); não respondeu (8,6%); educação dos funcionários (5,7%); novidade/lançamento (4,3%) e pós-venda (4,3%).

Ainda de acordo com o levantamento da CDL/BH, 60% dos consumidores irão fazer pesquisas de preços antes de efetuar as compras, tendo como locais escolhidos os sites (22,1%); shoppings centers (16,2%); redes sociais (16,2%); lojas de rua no centro comercial do Hipercentro da capital (5,9%); lojas de rua em centro comercial de bairro (4,4%); pequenos comerciantes autônomos (1,5%) e comércio de serviço essencial como mercados e outros (1,5%).

Mais de 80% dos entrevistados não irão gastar mais do que podem nas compras para o Dia dos Namorados. E 91,7% dos consumidores não deixarão de pagar uma conta em função da data. “Este resultado demonstra um amadurecimento nas decisões de compra e uma consciência financeira maior. É possível comemorar com afeto e criatividade, sem comprometer o orçamento. O comércio de Belo Horizonte está preparado para oferecer opções variadas e acessíveis, que atendem a esse novo perfil de consumidor, que valoriza o consumo responsável”, afirma Souza e Silva.

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