Consumidores de BH preferem fazer as compras de Natal nos shoppings, diz CDL

Os shoppings centers devem ser a primeira opção dos consumidores de Belo Horizonte para fazer as compras de Natal. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigente Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostra que 39% dos consumidores preferem os centros comerciais para comprar os presentes da data comemorativa.
Já para 25% dos entrevistados, a melhor forma de adquirir os presentes é via e-commerce, enquanto 17,4% apontaram preferência pelas lojas do Centro de Belo Horizonte e outros 15,2%, vão fazer compras com comerciantes autônomos.
As lojas de bairro são as melhores opções para 14,1% dos entrevistados e os shoppings populares para 7,6%. Ainda de acordo com o estudo, mercados, supermercados, feiras e redes sociais abrangem os locais preferidos para o restante dos entrevistados.
Os dados da pesquisa, que ouviu 200 pessoas entre os dias 25 a 27 de novembro, foram apresentados durante coletiva realizada nesta quarta-feira (4) para apresentar projeções e a programação para o Natal na Capital.
A pesquisa da CDL/BH também aponta um crescimento do ticket médio para os presentes de Natal neste ano. Conforme o levantamento, a intenção de compra dos consumidores é que o presente custe em média R$ 258,51, um aumento de 47% com relação ao ano passado quando o ticket médio era de R$ 175,42.
Quando questionados sobre as formas de pagamento, a opção à vista é a escolha de 60,9% dos entrevistados. Para o presidente da CDL/BH, esta é uma característica do consumidor belo-horizontino.
“A venda na internet é uma realidade, mas muitas pessoas pesquisam na internet e fecham as compras nas lojas. E quando vão fechar, se tiver como pagar à vista ela negocia melhor”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva.
Comerciantes acreditam em vendas melhores para o Natal
A pesquisa também ouviu os comerciantes. A maioria (67%) deles espera que as vendas sejam melhores. Em função disso, 92% aumentou o estoque em comparação ao ano anterior (47%) ou o manteve igual (45%).
Já com relação aos gastos, 30% dos comerciantes acreditam que os consumidores gastarão mais, e 18% deles esperam redução.
Os lojistas também esperam que a maioria das vendas sejam realizadas em lojas físicas. Para 99%, é nelas que as vendas ocorrerão.
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