Economia

Consumidores mineiros planejam realizar as compras no dia da Black Friday

Além disso, 80,5% dos consumidores acreditam que a inteligência artificial (IA) pode ajudar a encontrar as melhores ofertas neste período
Consumidores mineiros planejam realizar as compras no dia da Black Friday
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A maioria (69,5%) dos consumidores mineiros pretende aguardar o dia exato da Black Friday para realizar as compras, contra 30,5% que preferem aproveitar as promoções antecipadas. É o que mostra um levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

Para o economista da entidade, Vinícius Carlos Silva, esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo deste mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar algum produto. “Por isso, é importante garantir estoques, logística e comunicação eficaz”, ressalta.

A Black Friday deste ano ocorrerá no dia 28 de novembro, e 67,1% dos entrevistados afirmam que planejam aumentar o consumo nesta edição. Silva destaca que a data tem ganhado força no Brasil pela oportunidade de comprar com bons descontos.

“Isso tem refletido na antecipação das compras natalinas, reforçando o papel estratégico da Black Friday para o varejo. Assim como os consumidores se beneficiam com as promoções, os lojistas aproveitam para ampliar o faturamento, além de reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”, analisa.

Devido à proximidade da data com o Natal, 43,9% dos consumidores pretendem aproveitar a oportunidade e antecipar as compras nesse período. Já 28% dos respondentes só comprarão os presentes na primeira semana de dezembro, e outros 28% farão as compras de última hora.

Comportamento multicanal e uso de Inteligência artificial

Esquenta Black Friday
Foto: Reprodução Unsplash

O consumidor tem apresentando um comportamento multicanal, com 40,2% das pessoas planejando suas compras tanto em lojas físicas quanto online. No entanto, o canal digital segue sendo o preferido, com 48,8% do público, enquanto o ambiente físico possui 11% da preferência.

Para o economista da FCDL-MG, essa tendência aponta para a consolidação do e-commerce como canal dominante, mas também ressalta a relevância das lojas físicas como complemento da experiência de compra.

Além disso, a maioria (80,5%) dos entrevistados acredita que a inteligência artificial (IA) pode ajudar a encontrar as melhores ofertas na Black Friday, contra 19,5% que apresentaram uma posição contrária. Silva explica que essa confiança revela uma mudança de paradigma, em que o consumidor mineiro está mais aberto a ferramentas tecnológicas, valorizando a personalização e a eficiência na busca por descontos reais.

“Isso revela uma abertura crescente para as soluções digitais. Por outro lado, 19,5% ainda enxergam que há necessidade de maior educação e transparência sobre o uso dessas tecnologias”, observa.

Setores e formas de pagamentos na Black Friday

A pesquisa também demonstra que o segmento de supermercados e hipermercados lidera o ranking das preferências do público, com 16,4% dos respondentes. Outros destaques são: eletrônicos (14,9%), vestuários (13,4%) e farmácia (13,4%). O especialista pontua que o fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana.

Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito parcelado é o meio mais popular entre os mineiros, com mais da metade (53,7%) dos consumidores optando por essa ferramenta. Em seguida, aparecem o cartão de crédito à vista e o Pix, com 17,1% e 13,4%, respectivamente.

Outros 8,5% disseram que pretendem utilizar o cartão de débito nas compras da Black Friday e 7,3% das pessoas que participaram do estudo comprarão com dinheiro físico. “Isso evidencia a importância de os lojistas aceitarem formas de pagamento diversas”, afirma o economista.

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