Consumidores preferem se presentear nesta Páscoa, mostra pesquisa

Seguindo uma tendência que começou após a pandemia, muitos consumidores vão optar por presentearem a si mesmos nesta Páscoa, fazendo jus a máxima do “eu mereço”. É o que revela pesquisa realizada pela Opinion Box, empresa de pesquisa e análise de resultados on-line, realizada com mais de 1 mil consumidores em todo o País, sobre consumo de chocolate e intenção de compra na Páscoa de 2024.
De acordo com os dados, 80% dos respondentes disseram que pretendem comprar algum produto pensando na Páscoa, sendo que 32% vai consumir a própria compra. A família também terá espaço entre os consumidores de chocolate. Os filhos serão os presenteados de 30% dos entrevistados, seguidos do companheiro(a) (30%), e da mãe ou do pai (17%).
Além disso, a polêmica do preço do ovo de Páscoa pode até persistir no mercado, mas esse ainda é o formato preferido de 60% dos entrevistados. Apesar de 48% concordar que as barras de chocolate são mais baratas, eles alegam que elas não substituem os ovos.
Quando questionados sobre o tipo de ovo que comprariam, a maioria (76%) informou que pretende comprar marcas consolidadas no mercado, enquanto 37% alegou comprar de fabricação caseira ou artesanal. Nesse quesito, os entrevistados podiam marcar mais de uma opção.
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Consumo de chocolate acontece, principalmente, como sobremesa
Em 2021, o Brasil consumiu 693 mil toneladas de chocolate, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, empresa de auditoria do mercado. Com números tão expressivos, a Opinion Box também apurou no estudo os hábitos de compra e consumo de chocolate pelos brasileiros.
Para 44%, o consumo é feito como sobremesa, depois das refeições, enquanto 34% disseram comer a qualquer hora, quando dá vontade de consumir chocolate. Mais da metade dos entrevistados (63%) afirmaram consumir a iguaria ao menos uma vez por semana.
A maioria disparada (78%), alega comprar os produtos em supermercados. Um quarto dos consumidores (25%) disse optar por lojas de chocolates diversos, enquanto outros 23% compram em lojas próprias da marca preferida.
Dentre os fatores que motivam a compra, o sabor é o que mais conta. Dos cinco itens mais citados, além do sabor, aparecem preço, oportunidades e promoções, marca e percentual de cacau.
O chocolate ao leite apareceu como o preferido de 80% dos entrevistados, e a barra de chocolate grande (de 90g a 110g), o formato predileto na hora da compra. Quanto às novas experiências, 63% afirmou gostar de experimentar novos sabores.
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