Economia

Consumo consciente deve ser compromisso dos empresários no Natal

Especialistas alertam que Nova Economia negócios responsáveis longevidade dos negócios do planeta
Consumo consciente deve ser compromisso dos empresários no Natal
No Buffet Casa Fazer, há consumo consciente, sem desperdícios e afeto na experiência do cliente | Crédito: Divulgação/Casa Fazer

O Natal é uma data comercial importante e este ano deve levar cerca de 132 milhões de consumidores às compras no país. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC.

De acordo com o levantamento, dos consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano e o montante total deve chegar em R$ 74,6 bilhões na economia.

Apesar de ser relevante para o varejo, especialistas defendem a educação para o consumo consciente como chave para a longevidade nos negócios.

“A Nova Economia espera consumidores e empresas responsáveis com seus hábitos de compra porque a natureza não suporta mais o perfil de consumo irracional. Por isso, serão bem-sucedidas e longevas as empresas que tiverem em seu DNA essa consciência. Para mudarmos a colheita à frente, precisamos mudar o plantio hoje” reforça Denise Baumgratz, economista e líder do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Tomando como partida a reflexão da especialista e dos desafios de um consumo consciente em dezembro, a matéria do Dia do Idealista de hoje, 12/12, vai trazer exemplos de empresários que cultivam o consumo responsável em seus negócios.

A Casa Fazer é um exemplo de buffet comprometido com o consumo consciente. Criado em Belo Horizonte há quatro anos, oferecem os serviços para festas e também trabalham com encomendas e cestas de presentes. Segundo Raisa Baeta, a empresa se pauta no cuidado para evitar excessos, trabalhando no mercado de eventos com qualidade dos produtos, quantidade adequada e realização com afeto na experiência.

“Para nós, a compra deve ser na medida. Nem sobrar, nem faltar. Por isso, nossos cardápios são personalizáveis, os itens podem ser comprados individualmente para que as pessoas não sejam induzidas a comprar mais que precisam e haja desperdício. Trabalhamos com o encaminhamento responsável das sobras para os clientes em embalagens apropriadas e não deixamos nada estragar. No Natal, por exemplo, pensamos em ceias deliciosas, fartas e sem perdas. O alimento é um bem precioso no mundo e ainda há pessoas que passam fome”.

Já a empresária mineira Bhárbara Renault, criadora da marca Jardin, a indústria da moda tem um passivo ambiental que precisa ser reduzido por todos os envolvidos na cadeia. Para ela, criar peças sustentáveis, atemporais e artesanais produzidas com mão-de-obra local e em tecidos ou fibras vegetais sustentáveis é uma proposta de negócio que favorece o mundo, o capitalismo consciente e tem a ver com seu ideal de vida. Renault prima em estilo sem perder de vista as ações sustentáveis de sua empresa.

“Além do conforto físico, levar a ideia de cuidar do mundo respeitando a natureza e as pessoas é um dos presentes da moda. Eu sempre fui defensora da produção e do consumo consciente. As peças da Jardin são projetadas com amor e cuidado, desenvolvidas internamente em nosso estúdio e produzidas aqui em BH através de uma rede direta de colaboradores. O cuidado está presente desde a escolha da matéria prima utilizada, até o que é feito com os resíduos da produção.”

Crédito: Divulgação/Casa Fazer

Formação e venda colaborativa de produtos

Vender produtos não é o foco da Sair do Casulo, negócio social especializada em consultoria, conteúdo, palestras, cursos e projetos, um deles voltado ao consumo consciente.  Porém, para Luana Ferreira, empreendedora, o exercício da compra e venda responsáveis é parterelevante do propósito educativo da empresa e dos cursos oferecidos. E isso demandou a criação de uma rede colaborativa para venda de produtos feitos por diversos negócios sociais e mulheres, abrigado na loja online da empresa.

“Tenho a missão de provocar um mundo mais equilibrado e melhor – para essa geração e para as próximas. Percebi a educação para o consumo por meio de redes colaborativas é uma iniciativa que vai além dos lucros gerados. Quero multiplicar a proposta para abrir campo para inciativas similares e, com isso, fomentar melhores hábitos de compras. E isso precisa ser feito nos cursos e também na construção de caminhos práticos para a promoção do consumo equilibrado.”

Capitalismo Consciente

O Dia do Idealista é uma iniciativa do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global – MM2032, criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO e Instituto Orior para fomentar a Agenda 2030 – em parceria com o Idealist.org e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig).

Crédito: Divulgação/Casa Fazer

A proposta do DIÁRIO DO COMÉRCIO é fomentar conteúdos que provoquem ações alinhadas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fomentado pelo MM2032. O jornal defende o Capitalismo Consciente que também faz parte do movimento em Minas. Para Adriana Muls, presidente do DC e coordenadora do movimento defende que é necessária uma revisão na perspectiva dos negócios com viés de educação para o consumo.

“Os empresários devem pautar seus negócios numa estrutura inteligente que esteja alinhada com realidade do mundo. Não cabe exagero em cenário de fome, desequilíbrio ambiental e desigualdade social. É inviável e demodê”

A promoção da educação para o consumo está em consonância com 5 ODS: 3,8,10,16 e 17. E colaboram para que alcancemos a meta da Organização das Nações Unidas por um mundo mais sustentável de economias mais justas e longevas na Terra.

Hoje você conheceu uma empresa de treinamento em consumo consciente, qualificação e oportunidade em rede para produtos de negócios sociais, além de marcas que favorecer o consumo consciente.

Este conteúdo pode ajudar a você a iniciar sua jornada responsável neste natal com os presentes e também em prol de 2024 menos consumista.

Clique no botão de agir, veja opções de presentes solidários para aqueles que desejem colaborar com campanhas de natal em instituições, conheça cursos e promova um mundo melhor!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas