Consumo dos lares mineiros cresce quase 2% nos primeiros meses do ano

Uma pesquisa mensal realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com empresas de todos os portes em todo o Estado indica crescimento no Índice de Consumo dos Lares Mineiros nos dois primeiros meses de 2025. Segundo os dados, a demanda dos consumidores nos supermercados em Minas Gerais cresceu 1,95%, na comparação com o mesmo período de 2024.
Na comparação de fevereiro de 2025 com o mesmo mês de 2024, o índice também registrou um aumento de 1,22%. O levantamento é deflacionado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, o que ajusta os números à inflação.
Apesar do crescimento anual, fevereiro de 2025 registrou uma queda de 2,47% no consumo dos lares mineiros em comparação com janeiro do mesmo ano. Segundo o presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, essa variação negativa é considerada normal para o período devido à diferença no número de dias entre os meses.
“Esse resultado vem da influência do calendário, com 28 dias em fevereiro, frente 31 em janeiro. Ou seja, três dias a menos de consumo em nossas lojas, faz muita diferença nos resultados”, explica Claret.
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Projeções de consumo em 2025
Em relação ao desempenho acumulado dos primeiros dois meses de 2025, Claret avaliou que, embora seja um sinal positivo, ainda é cedo para tirar conclusões sobre as tendências de consumo para o restante do ano.
“Temos projeção de alcançar um crescimento de 3,30% no consumo em 2025. Os resultados dos primeiros dois meses são importantes, porque sinalizam expansão, mas ainda é cedo para avaliações, porque é um período muito atípico de demanda, por ser época de férias, viagens e tradicionais despesas extras do consumidor no início de ano”, avalia o presidente executivo da Amis.
O executivo também destacou que o crescimento do consumo nos lares mineiros em relação ao mesmo período de 2024 é impulsionado por fatores como a diminuição do desemprego no Estado e o aumento da renda do consumidor.
“Um consumidor com mais renda, demanda uma cesta maior de produtos e mais serviços na loja, o que incentiva o crescimento e desenvolvimento do setor”, explica.
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