Consumo dos lares mineiros cresce quase 2% nos primeiros meses do ano

Uma pesquisa mensal realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com empresas de todos os portes em todo o Estado indica crescimento no Índice de Consumo dos Lares Mineiros nos dois primeiros meses de 2025. Segundo os dados, a demanda dos consumidores nos supermercados em Minas Gerais cresceu 1,95%, na comparação com o mesmo período de 2024.
Na comparação de fevereiro de 2025 com o mesmo mês de 2024, o índice também registrou um aumento de 1,22%. O levantamento é deflacionado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, o que ajusta os números à inflação.
Apesar do crescimento anual, fevereiro de 2025 registrou uma queda de 2,47% no consumo dos lares mineiros em comparação com janeiro do mesmo ano. Segundo o presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, essa variação negativa é considerada normal para o período devido à diferença no número de dias entre os meses.
“Esse resultado vem da influência do calendário, com 28 dias em fevereiro, frente 31 em janeiro. Ou seja, três dias a menos de consumo em nossas lojas, faz muita diferença nos resultados”, explica Claret.
Projeções de consumo em 2025
Em relação ao desempenho acumulado dos primeiros dois meses de 2025, Claret avaliou que, embora seja um sinal positivo, ainda é cedo para tirar conclusões sobre as tendências de consumo para o restante do ano.
“Temos projeção de alcançar um crescimento de 3,30% no consumo em 2025. Os resultados dos primeiros dois meses são importantes, porque sinalizam expansão, mas ainda é cedo para avaliações, porque é um período muito atípico de demanda, por ser época de férias, viagens e tradicionais despesas extras do consumidor no início de ano”, avalia o presidente executivo da Amis.
O executivo também destacou que o crescimento do consumo nos lares mineiros em relação ao mesmo período de 2024 é impulsionado por fatores como a diminuição do desemprego no Estado e o aumento da renda do consumidor.
“Um consumidor com mais renda, demanda uma cesta maior de produtos e mais serviços na loja, o que incentiva o crescimento e desenvolvimento do setor”, explica.
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