Economia

Consumo dos lares mineiros cresce 2% no primeiro trimestre

O resultado do trimestre está alinhado com a expectativa do setor para este ano, de uma expansão de 3,30% no consumo nos supermercados em Minas Gerais
Consumo dos lares mineiros cresce 2% no primeiro trimestre
Foto: Arquivo Diário do Comércio/Marcos Alvarenga

O consumo das famílias mineiras nos supermercados apresentou alta de 2,01% no primeiro trimestre do ano frente ao mesmo período do ano passado. Três das sete regiões pesquisadas registraram variações acima da média estadual, segundo o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, realizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). O resultado do trimestre está alinhado com a expectativa do setor para este ano, de uma expansão de 3,30% no consumo nos supermercados em Minas Gerais.

Exclusivamente em março, o índice subiu 2,11% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Já em comparação com o mês anterior, a expansão foi de 9,36%. O indicador da Amis é deflacionado pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que ajusta os números à inflação.

O presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, explicou que o desempenho foi influenciado pelo calendário, com três dias a mais de vendas em março, além de cinco finais de semanas no mês, contra quatro em fevereiro. Tradicionalmente, o final de semana, especialmente o sábado, é o período de maior demanda no setor.

Com a inclusão de férias e Carnaval no período Nametala analisa que o primeiro trimestre é atípico, sendo positivo para o consumo em algumas regiões do Estado, mas com perda de consumidores em outras. A Amis espera um endividamento menor das famílias no decorrer do ano, o que pode dar mais previsibilidade para a demanda dos supermercados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba foi o destaque entre as regiões analisadas na pesquisa, com variação positiva de 2,52% no consumo entre os meses de janeiro e março de 2025. A Região Central (2,41%) e a Zona da Mata (2,04%) vieram em seguida no ranking regional da Amis sobre o consumo das famílias mineiras no período.

Confira a lista do desempenho trimestral do consumo por regiões em Minas

  • Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (2,52%)
  • Região Central (2,41%)
  • Zona da Mata (2,04%)
  • O Sul de Minas (1,89%)
  • Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha (1,76%)
  • Centro-Oeste mineiro (1,49%)
  • Norte/Noroeste (1,34%)

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba na liderança do consumo nos supermercados

Em março, o indicador de consumo dos lares mineiros também registrou variações positivas para todas as regiões do Estado em relação ao mesmo mês do ano anterior. O consumo nos supermercados do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba subiu 3,07%, enquanto no Sul do Estado o crescimento foi de 2,73%.

Em seguida, aparecem altas no consumo na Zona da Mata (1,64%), Região Central (1,62%), Norte/Noroeste (1,55%), Centro-Oeste (1,40%), e nos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha (1,36%).

Na comparação mensal, a região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba também liderou a expansão do consumo na pesquisa, com alta expressiva de 11,87%, seguida da Zona na Mata (11,83%) e do Sul mineiro (11,01%). O levantamento também apontou avanço no consumo dos lares mineiros no Centro-Oeste (10,16%), na Região Central (9,18%), nos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha (8,93%) e no Norte/Noroeste de Minas Gerais (8,48%).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas