Supermercados de Minas Gerais vão investir R$ 1,1 bilhão

Os supermercados em Minas Gerais vão investir R$ 1,125 bilhão na abertura de 75 novas unidades no Estado neste ano, segundo levantamento da Associação Mineira de Supermercados (Amis), divulgado sexta-feira (23). Em 2023 foram inauguradas 79 lojas. “A média anual varia de 70 a 80”, diz o presidente executivo da entidade, Antônio Claret Nametala.
Com isso, a previsão é que sejam gerados 7,5 mil postos de trabalho diretos no decorrer de 2024. “O desafio da ocupação das vagas no setor continua neste ano”, destaca o dirigente. No ano passado, ele já tinha avaliado a dificuldade de conseguir mão de obra para trabalhar no setor como um “apagão”.
No ano passado, os 79 novos empreendimentos geraram 7.057 empregos diretos, considerando somente as novas contratações para essas unidades. O setor encerrou 2023 com 17.026 lojas e cerca de 400. 971 colaboradores. Os aportes foram da ordem de R$ 878 milhões.
O crescimento em número de lojas e a constante modernização no setor aqueceram também as reformas e transformações de formatos, que ocorreram em grande volume ao longo do ano. Essas unidades, no entanto, não são contabilizadas no levantamento da entidade, porque já fazem parte do estoque de lojas existentes. Minilojas instaladas em condomínios ou similares também não entram nessa contagem.
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Nametala ressalta que os supermercados em Minas Gerais têm desafios, sobretudo com os elevados custos, mas que há também muitas oportunidades. “Um segmento essencial à população não pode parar de investir em novas lojas, em atendimento, atualização profissional e na boa experiência do cliente”, diz.
Em 2023, conforme levantamento da Amis, o formato tradicional de supermercado, ou lojas de vizinhança, apresentou maior número de aberturas de supermercados em Minas Gerais, com 48 unidades, seguidas de atacarejo, com 25 pontos.
“É importante esclarecer que o atacarejo continua em forte expansão, mas aqui cabe uma explicação: muitas unidades desse segmento foram abertas partir das ampliações e transformação de lojas de vizinhanças e hipermercados convertidos para o novo modelo de atendimento, porém, não significaram a criação de novo ponto de venda”, explica.
O dirigente observa que a expansão do número de supermercados em Minas Gerais foi verificada em todas as regiões do Estado, com destaque para a Central, onde está região metropolitana de Belo Horizonte, que recebeu 25 unidades. “O interior continua com enorme potencial para investimentos, mas a Grande BH, pela pujança econômica e maior concentração da demanda, sempre lidera os aportes do setor”, observa.
Projeção para o ano
A Amis também divulgou na sexta-feira a previsão de consumo nos supermercados de Minas Gerais em 2024. A estimativa é de crescimento real de 3% neste ano. E para que esse resultado se concretize, o presidente executivo da entidade, Antônio Claret Nametala, aponta a necessidade de continuidade de um cenário econômico favorável, com destaque para a manutenção do crescimento do emprego no Estado e da inflação sob controle.
Justamente as variáveis que ajudaram a atividade a ter uma elevação de 3,41% na demanda em suas lojas em 2023 na comparação com o exercício anterior, conforme mostra o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Amis, referente a dezembro do ano passado. “O resultado do ano passado ficou acima do esperado, que era de crescimento de 2,85%”, observa o dirigente.
Para 2024, a redução da taxa de juros também deve ser um fator que deve contribuir para o crescimento dos supermercados em Minas Gerais. “As expectativas no setor são de um ano com crescimento da nossa economia, com a continuidade da redução dos juros e das taxas de desemprego”, diz.
Ele ressalta que ao longo de 2023, o Estado veio demonstrando forte desempenho na atração de investimentos e na geração de empregos, sempre acima da média nacional. “Isso justifica, em parte, esse crescimento. Sempre destacamos isso, um consumidor com emprego formal tem mais confiança para comprar”, diz.
Além disso, ele aponta o comportamento dos preços dos alimentos em geral, que pressionaram menos o bolso do consumidor no ano passado, cenário diferente do que aconteceu durante a pandemia.
Dezembro de 2023 nos supermercados de Minas Gerais
O índice, que monitora o comportamento do consumo nos supermercados em Minas Gerais, aponta ainda um crescimento de 6,56% no mês de dezembro de 2023 sobre igual mês de 2022. “As nossas pesquisas com os associados apontavam uma expectativa de crescimento de 6,70%. Ou seja, o resultado ficou muito próximo das projeções”, diz.
Nametala explica que a base de comparação, que é dezembro de 2022, é forte, em razão da Copa do Mundo de Futebol, no Catar, que aconteceu entre 20 de novembro e 18 de dezembro. “Por ocasião dos jogos, tivemos uma boa procura em importantes categorias de produtos nos supermercados”, observa.
Na comparação com novembro de 2023, o desempenho nos supermercados mineiros foi de alta de 22,63%. Os dados estão deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Regiões – De acordo com o levantamento da Amis, os supermercados de todas as regiões de Minas Gerais apresentaram desempenho acima de 20% na comparação de dezembro com novembro. O maior crescimento, de 24,25%, ocorreu na Zona da Mata, uma das regiões que sempre puxam para cima a variação do consumo nos supermercados mineiros. O menor desempenho, mas não muito distante da média estadual, ocorreu no Norte/Noroeste, com 20,90%.
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