Com consumo retraído, vendas do Dia das Mães devem cair 6,43% em BH

Após três anos consecutivos de avanços, a intenção de compra dos consumidores em Belo Horizonte para o Dia das Mães registrou queda de 6,43%. Impactada pelo atual cenário econômico, a data deve ser marcada por um período de cautela, tornando o comércio menos aquecido quanto o observado no ano passado, segundo informa a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead).
Do total de entrevistados 56,94% pretendem presentear a mãe ou pessoa próxima neste ano. Em 2024, o percentual somava 63,37%. Para os que afirmaram o desejo de presentear, o valor médio dos itens a serem adquiridos neste ano será de R$ 126,86, um aumento de 6,52% em relação a 2024.
O gerente de pesquisa do Ipead, Eduardo Antunes, reforça que o recuo da intenção de compra dos consumidores neste ano em Belo Horizonte é reflexo dos impactos da restrição no poder aquisitivo da população em decorrência de um cenário de desaceleração na economia. “A redução na intenção de compra de presentear mostra que as pessoas estão tentando conter gastos e a alta nos preços vem minando o orçamento das pessoas”.
Apesar do maior ticket médio, com o cenário econômico marcado pela elevada inflação, a projeção é que mais pessoas controlem o orçamento e invistam um valor igual ao do ano anterior na compra dos presentes. Neste ano, houve queda de 30,89% para 17,36% de pessoas que pretendem gastar um valor superior ao que gastaram no ano anterior, com 66,67% dos entrevistados afirmando que os presentes não devem ultrapassar R$ 150.
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Veja os presentes preferidos pelos consumidores de Belo Horizonte para o Dia das Mães
- itens de cosméticos e beleza como perfumes, sabonetes e hidratantes (32,52%)
- calçados (21,95%)
- acessórios como bolsas, relógios, cintos e óculos (17,89%)
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