Lares mineiros consomem 2,66% a mais nos supermercados no 1º quadrimestre

Os supermercados em Minas Gerais tiveram um aumento de 2,66% nas vendas no primeiro quadrimestre de 2024, quando comparado ao mesmo período em 2023. Os dados são do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal apurada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
A pesquisa também indicou que, na comparação entre abril de 2024 e abril de 2023, a demanda dos consumidores nos estabelecimentos mineiros aumentou 1,07%. Contudo, em relação a março, o resultado de abril ficou negativo em 7,09%.
O presidente executivo da associação, Antônio Claret Nametala avalia que o principal motivo para essa retração em abril está relacionado à base alta do mês anterior. Segundo ele, as vendas sazonais de Páscoa no mês de março, com um resultado satisfatório, impulsionaram a base de comparação, resultando na diminuição dos números em abril.
“Outro fator é a diferença no número de dias, ou seja, de 30 dias em abril, frente 31 em março, além de um final de semana a mais em março, trazendo também o impacto do calendário para a comparação”, completa Claret.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Mas ele destaca o crescimento em um ano, que ele chama de “crescimento sustentado do consumo no setor”. “O desempenho do primeiro quadrimestre também está dentro das nossas previsões de crescimento para o ano, de 3%”, diz Claret.
Vendas regionais
Segundo os dados monitorados, o maior desempenho durante o primeiro quadrimestre do ano ocorreu na Zona da Mata, com 3,49%, e o menor crescimento ocorreu no Centro-Oeste do Estado, com 1,21%.
Ouça a rádio de Minas