Contagem busca internacionalizar empresas em Portugal

Uma comitiva da cidade de Cascais (Portugal) se reuniu nesta terça-feira (26) com empresários de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para a prospecção de novo negócios. O evento “Conexões Empresariais: Contagem e Cascais” foi organizado pela prefeitura da cidade para promover a abertura de filiais de empresas da cidade no país europeu. Após um levantamento com dezenas de empresas contagenses, seis se aproximaram de entrar no mercado português.
São dois empreendimentos do setor alimentício, sendo um deles a Nazinha Alimentos, e outros quatro dos segmentos de produção de equipamentos clínicos, tecnologia da informação, embalagens biodegradáveis e indústria têxtil. Os negócios contarão com suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) na avaliação de mercados e melhor estratégia para inserção nos mercados português e europeu.
“Agora, nós iniciamos uma segunda etapa: aquelas que confirmaram interesse numa primeira interlocução, o fluxo é que vamos dar um suporte, em conjunto com a prefeitura de Cascais, e vamos assinar o tratado de cidades-irmãs para a promoção do desenvolvimento econômico”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Contagem, René Vilela.
A parceria da secretaria de Contagem é com a agência DNA Cascais, uma autarquia da cidade portuguesa de empreendedorismo e comércio com assessoramento similar ao realizado pela Sedecon.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O secretário deposita a expectativa positiva pelo exemplo da Biotech Logística, empresa de Contagem com filial em Portugal. Cascais é reconhecida por seu ecossistema de inovação. Seu polo de negócios busca se consolidar como porta de entrada para empresas brasileiras no mercado europeu.
A comitiva de Portugal foi liderada pelo prefeito de Cascais, Carlos Carreiras, acompanhado por políticos e acadêmicos portugueses. Na última segunda-feira (25), a prefeita Marília Campos (PT) recebeu a comitiva no auditório da prefeitura. Foi assinado um protocolo de intenção para celebração do tratado de cidades-irmãs entre as duas cidades.
O prefeito português destacou a interação com a prefeita mineira para uma troca de ideias tanto do ponto de vista político quanto empresarial. “Estar com o tecido empresarial de Contagem, que pode encontrar em Cascais oportunidades para expandir seus negócios ou seus produtos, e, ao mesmo tempo, também identificar em Contagem oportunidades para que futuros empresários de Cascais possam também estabelecer relações, quer de investimento, quer também de comércio”, finaliza Carreiras.
Negócios de Portugal para Contagem
Além da chegada de empresas da cidade mineira em Cascais, a Sedecon também trabalha para a atração de negócios portugueses para Contagem. Será trabalhado um projeto-piloto em parceria com a DNA Cascais, com empresas portuguesas dos segmentos alimentício, turismo, infraestrutura logística e inovação industrial.
O secretário espera que, em cerca de 45 dias, apareçam algumas empresas portuguesas com interesse de negócios na cidade mineira. “A próxima etapa eles vão fazer o que fizemos aqui: objetivar e identificar essas empresas. Vamos fazer algumas reuniões virtuais com essas empresas para que a gente chegue naquelas para abrir interlocução. De lá pra cá, vai começar o mesmo fluxo”, revela Vilela.
Ele comenta que o suporte institucional aproveitará para demonstrar as vantagens competitivas particulares de cada região, tanto de Cascais para Portugal e Europa, quando de Contagem para Brasil e América do Sul. “Nós vamos desenhando o projeto de acordo com a estratégia de negócio de cada empresa, vamos implantando e avaliando até ficar um processo que a gente consiga aplicar para outros do mesmo perfil”, finaliza o secretário.
Ouça a rádio de Minas