Contagem vai ganhar centro de compras de R$ 200 milhões

Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai ganhar um centro comercial com investimento de R$ 200 milhões. O espaço, já em construção, ocupa uma área de 40 mil metros quadrados (m²) e deve ser inaugurado até março do ano que vem.
Localizado na esquina da Avenida João César de Oliveira com a Avenida José Faria da Rocha, o empreendimento promete reunir lojas, serviços, escritórios e grandes marcas já consolidadas no mercado. Ao todo, serão 3 andares com cerca de 4 mil m² abrigando 2 ou 3 lojas ancoras, além de unidades de médio e pequeno porte.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Contagem, Luciano Oliveira, o centro comercial é um marco para o município e promete levar modernidade, diversidade de negócios e novas oportunidades de emprego e renda a população. “O terreno foi adquirido há cerca de 2 anos, em um ponto estratégico. Hoje, essa região é uma das mais valorizadas da Grande BH”, avalia.
Chamado provisoriamente de Arteca e de Boulevard Contagem, Oliveira detalha que o centro comercial é inovador e possui característica de shopping, apesar de não ser um lugar fechado. A construção será uma das mais rápidas da cidade devido ao sistema lego, que utiliza módulos pré-fabricados e encaixáveis, permitindo montagem ágil e precisa.
Nesse conceito, cada unidade é produzida em fábrica e transportada para o local, reduzindo o tempo de obra e minimizando impactos no entorno. Além da rapidez, o método promete melhor padronização, qualidade estrutural e flexibilidade para eventuais adaptações.
“Contagem passou a ser um polo atrativo de investimento industrial e agora comercial, na região mais valorizada da cidade”, reforça o secretário.
Segundo ele, o projeto é considerado piloto para uma obra ainda mais expressiva na região, cujo plano de negócios ainda será divulgado. A expectativa é que em alguns meses seja confirmada a expansão do empreendimento em uma torre anexa de 8 a 10 andares, onde funcionará um prédio misto comercial e residencial, com apart hoteis.
“A verticalização esperada, transformará a João César em um corredor de grandes investimentos”, destaca Oliveira.
O espaço foi adquirido pelo empresário Aroldo Campos, um investidor no setor imobiliário, têxtil e industrial, que já possui outros empreendimentos em Contagem, como a Ematex. Em conversa com a prefeita da cidade, Marília Campos, ele destacou que o novo aporte é resultado da receptividade da cidade aos investimentos e o potencial de crescimento esperado.
“É esse ambiente de acolhimento e confiança que queremos fortalecer, trabalhando todos os dias para que a cidade seja cada vez mais atrativa para novos empreendimentos”, destaca a prefeita.
Ouça a rádio de Minas