Economia

Contagem negocia construção de via para ampliar polo logístico

Construção de um melhor acesso viário ao Empresarial Contendas tem potencial para atrair novos investimentos para o complexo
Contagem negocia construção de via para ampliar polo logístico
A prefeita Marília Campos propôs aos empresários a utilização de recursos de contrapartidas na execução da intervenção, orçada em R$ 35 milhões | Foto: Ricardo Lima / Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). está negociando a construção da via Contendas com representantes de empresas que compõem o Empresarial Contendas, uma área estratégica no município, entre os bairros Nacional e Ressaca. A obra promete resolver o colapso do acesso atual, melhorar a mobilidade das companhias e também da população da região, além de possibilitar a instalação de novos empreendimentos.

Em reunião realizada na última semana, a prefeita Marília Campos (PT) propôs aos empresários que se unam para implementar o projeto. A sugestão foi que eles utilizem recursos de contrapartidas na execução da intervenção, orçada em R$ 35 milhões.

Com área superior a 550,6 mil metros quadrados (m²), o Empresarial Contendas é subdividido em 44 terrenos de 38 proprietários. No complexo funcionam atualmente grandes empresas, como Supermercados BH, Magazine Luiza, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Mercado Livre, Amazon, Forno de Minas, Drogarias Pacheco, entre outras. Ao todo, são 27 empreendimentos instalados ou buscando aprovação da prefeitura.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Contagem, Marco Túlio Freitas, ressalta que, por lei, cada companhia precisa pagar ao município um montante proporcional à sua ocupação e seu impacto. Logo, a ideia foi redirecionar a maior parte dos recursos devidos para o projeto, enquanto as cifras residuais serão depositadas nas contas da cidade.

Ele explica que, se a obra fosse feita pela prefeitura, seria necessário licitá-la. No entanto, por meio de licitação, a intervenção provavelmente ficaria mais cara e demoraria mais tempo para o início dos trabalhos. Por isso, os empresários receberam a proposta de criarem uma associação que ficará responsável por construir a via Contendas.

Conforme Freitas, os representantes das empresas aprovaram o que foi sugerido, ficaram de discutir a formatação da pessoa jurídica e se comprometeram a retornar à prefeitura até 15 de janeiro. Segundo o secretário, as companhias vão transferir o dinheiro para a entidade que será criada, que, por sua vez, firmará uma espécie de convênio com o município.

Posteriormente, de acordo com ele, o Executivo municipal validará os cronogramas físico e financeiro da obra. A expectativa é que a intervenção comece entre março e abril de 2026.

Projeto deve potencializar a atração de investimentos

A construção da via Contendas compreende o trecho entre a rotatória já existente na rua das Contendas – que é uma continuação da avenida Wilson Tavares Ribeiro – até a saída para a BR-040, no sentido Ribeirão das Neves. A obra envolve adequação do traçado, sub-base, base, pavimentação asfáltica, entre outros pontos, para que a nova via comporte o volume e o peso dos veículos que por ali trafegam, como os caminhões e carretas das empresas.

“A implantação dessa via vai potencializar a atração de investimentos, que vão gerar receita e emprego para o município. Ela é extremamente necessária para reafirmar a região como referência industrial, logística e comercial”, destaca o secretário de Contagem.

“Essa via é uma condição para que outras empresas possam se instalar por lá. Do jeito que está hoje, ninguém consegue entrar e sair mais. É uma medida viabilizadora de novos empreendimentos”, afirma Freitas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas