Prefeitura de Contagem avaliará novo traçado do Rodoanel proposto pelo Estado após reunião
A Prefeitura de Contagem e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) se reuniram nesta quinta-feira (18) para dialogar sobre o Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte. No encontro, o Executivo municipal reforçou a posição de que a rodovia precisa contornar a cidade, mas se dispôs a avaliar o novo traçado proposto pelo governo.
Após o encontro, a prefeita Marília Campos (PT) destacou que a pasta apresentou mudanças pontuais no desenho que, a princípio, impactam menos as pessoas que moram na região. E ressaltou que a atual gestão não é contrária à construção, contudo, permanece com o posicionamento de que a via não deve passar por dentro de Contagem e que vai lutar por isso.

“Contagem reconhece a necessidade de que se tenha um Rodoanel, para não convivermos mais com o que acontece hoje no Anel Rodoviário, os acidentes, mortes e trânsito pesado”, afirma a prefeita.
“Vamos continuar lutando para que esse traçado de fato seja modificado, em função do impacto ambiental, porque o atual ainda corta a área de Várzea das Flores, e do impacto urbano, pois ao cortar bairros segmenta a cidade e traz o trânsito pesado de todo o País para o município, em uma região que é densamente povoada”, pondera.
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Segundo Marília Campos, a prefeitura atuará em duas frentes. Além de batalhar para que o Rodoanel, de fato, não corte o município, também vai analisar tecnicamente o desenho atualizado e sugerir alterações que possam reduzir ainda mais impactos, caso o projeto seja executado como apresentado na reunião pelo governo.
Governo de Minas está confiante no acordo
Depois de se encontrar com a prefeita, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, voltou a demonstrar confiança no acordo com Contagem. Conforme ele, o Estado e o município concordaram em um ponto crucial: a importância estratégica do Rodoanel para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“Estamos muito otimistas de que vamos avançar, assim como fizemos com o município Betim, já que a Prefeitura de Contagem demonstrou abertura para trilharmos esse mesmo caminho, com diálogo, responsabilidade e foco na melhoria da mobilidade urbana”, destacou.
Vale lembrar que durante um evento promovido pela Seinfra no início de dezembro, o secretário já havia manifestado otimismo. Na oportunidade, ele também disse, citando os benefícios da rodovia, que tem convicção de que as partes vão progredir na convergência.
Na mesma ocasião, o chefe da pasta revelou que o governo e a prefeitura iriam se reunir neste mês. Bruno convidou a Marília Campos para o encontro após os dois protagonizarem um embate mais “acalorado” sobre a via na última semana de novembro, em um fórum de mobilidade urbana. No evento, a petista disse que aceitaria dialogar posteriormente com o secretário se houvesse disposição do Estado para alterar o desenho da obra no município.
Betim, que também discordava do traçado da via, anunciou no mês passado apoio à construção da rodovia, deixando Contagem “sozinha” na briga. Embora não tenha dito que houve modificações no projeto em relação ao município betinense, Bruno deu a entender que o Executivo estadual fez alterações para que o entendimento acontecesse.
Cabe salientar que o governo tem outros problemas a resolver sobre o Rodoanel antes de tirá-lo do papel. Um deles é o entrave com a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo), que é contra a obra. A entidade chegou a suspender a licença prévia da rodovia com uma ação judicial, mas a liminar foi derrubada pela Justiça.
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