Economia

Contagem deve retomar conversas sobre obras na BR-381 após assinatura da nova concessão

Intervenções de R$ 300 milhões incluem trincheiras e viadutos e devem começar em 2026
Contagem deve retomar conversas sobre obras na BR-381 após assinatura da nova concessão
Foto: Arquivo / Diário do Comércio

A Prefeitura de Contagem aguarda a assinatura do novo contrato de concessão da rodovia Fernão Dias, trecho da BR-381 que liga Belo Horizonte a São Paulo, para retomar conversas sobre obras garantidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o município. Tratam-se da construção de duas trincheiras e a expansão de dois viadutos.

O compromisso da autarquia com a cidade é que as intervenções, estimadas em R$ 300 milhões, comecem ainda no primeiro semestre de 2026. O projeto promete resolver gargalos históricos de congestionamentos crônicos, melhorar a mobilidade entre bairros e beneficiar toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Os investimentos já foram aprovados pela ANTT no orçamento para a concessão. Não temos risco de perder”, ressaltou a prefeita Marília Campos (PT) à imprensa, durante evento de inauguração de um centro de engenharia da Wabtec Corporation em Contagem.

As obras na BR-381 foram anunciadas em julho pelo diretor-geral da agência, Guilherme Theo Sampaio, juntamente com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apoiador da iniciativa, durante um encontro com a petista, em Brasília. As intervenções contemplam:

  • implantação de uma trincheira ligando a avenida Francisco Firmo de Matos à avenida Riacho das Pedras, na altura da Hípica, no km 480;
  • implantação de uma trincheira na altura da antiga Toshiba, na região do bairro Bandeirantes, no km 479;
  • duplicação do viaduto da rua Monsenhor Messias, no km 480+600; e
  • duplicação do viaduto que cruza as avenidas Colúmbia e Centauro, no km 481+500.

No início deste mês, a Fernão Dias, administrada pela Arteris há anos, foi novamente leiloada pelo governo federal. O vencedor do certame foi o consórcio Motiva, que será o encarregado de executar o projeto, previsto, a princípio, para ser concluído em 2030.

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