Contagem deve retomar conversas sobre obras na BR-381 após assinatura da nova concessão
A Prefeitura de Contagem aguarda a assinatura do novo contrato de concessão da rodovia Fernão Dias, trecho da BR-381 que liga Belo Horizonte a São Paulo, para retomar conversas sobre obras garantidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o município. Tratam-se da construção de duas trincheiras e a expansão de dois viadutos.
O compromisso da autarquia com a cidade é que as intervenções, estimadas em R$ 300 milhões, comecem ainda no primeiro semestre de 2026. O projeto promete resolver gargalos históricos de congestionamentos crônicos, melhorar a mobilidade entre bairros e beneficiar toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“Os investimentos já foram aprovados pela ANTT no orçamento para a concessão. Não temos risco de perder”, ressaltou a prefeita Marília Campos (PT) à imprensa, durante evento de inauguração de um centro de engenharia da Wabtec Corporation em Contagem.
As obras na BR-381 foram anunciadas em julho pelo diretor-geral da agência, Guilherme Theo Sampaio, juntamente com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apoiador da iniciativa, durante um encontro com a petista, em Brasília. As intervenções contemplam:
- implantação de uma trincheira ligando a avenida Francisco Firmo de Matos à avenida Riacho das Pedras, na altura da Hípica, no km 480;
- implantação de uma trincheira na altura da antiga Toshiba, na região do bairro Bandeirantes, no km 479;
- duplicação do viaduto da rua Monsenhor Messias, no km 480+600; e
- duplicação do viaduto que cruza as avenidas Colúmbia e Centauro, no km 481+500.
No início deste mês, a Fernão Dias, administrada pela Arteris há anos, foi novamente leiloada pelo governo federal. O vencedor do certame foi o consórcio Motiva, que será o encarregado de executar o projeto, previsto, a princípio, para ser concluído em 2030.
Ouça a rádio de Minas