Economia

Contexto contribui e varejo cresce em Minas Gerais, segundo IBGE

Pesquisa foi divulgada em novembro
Contexto contribui e varejo cresce em Minas Gerais, segundo IBGE
Hipermercados e supermercados contribuíram para o maior avanço do PMC de novembro, com peso de 4.2 pontos percentuais | Crédito: Divulgação/Assaí Atacadista

O cenário da economia no fim do ano ajudou o varejo em Minas Gerais. Em novembro de 2023, as vendas cresceram 4,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. O segmento de supermercados foi um dos responsáveis pelo incremento no período. Fatores como queda da inadimplência e renda extra da população contribuíram para o desempenho. Black Friday e queda do dólar também impulsionaram o comércio, principalmente nos equipamentos de informática. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou acima da média nacional, que registrou alta de 2,2% no período. As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação registrou alta de 201,1% em novembro, comparado com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, o segmento tem 30,9% de crescimento.

“Uma das causas dessa variação grande para essa atividade é decorrente da Black Friday, porque esse setor é diretamente atingido pela promoção”, explica Alessandra Coelho, analista de pesquisas econômicas do IBGE. Ela ressalta também a influência da moeda americana no resultado. “Teve em novembro uma queda do dólar que afeta muito o preço dos equipamentos de informática. São dois fatores que possivelmente contribuíram para essa variação realmente significativa dessa atividade”, completa.

Supermercados impulsionam varejo pelo aumento da renda em Minas Gerais

Com peso de 4,2 pontos percentuais (p.p.) e maior influência na pesquisa, a atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, apresentou alta de 10,2% no volume de vendas. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com segundo maior peso no índice, também registrou alta, de 15,6%. Outra atividade afetada pela Black Friday, as vendas de móveis e eletrodomésticos aumentaram 8,3% em novembro em relação ao mesmo mês de 2022.

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A analista do IGBE destaca queda da inadimplência em novembro. O instituto tem observado um aumento da massa salarial, do percentual da população ocupada no mercado de trabalho e da disponibilidade de crédito, o que pode significar em aumento da renda disponível.  “Parece que uma parte – ou boa parte – (da renda extra) está sendo direcionada para o pagamento dessas dívidas”, aponta.

Alessandra Coelho explica que a renda extra, observada a redução da inadimplência das famílias, não necessariamente é destinada ao consumo direto. Mesmo positivo, o efeito da Black Friday foi parcial.

Já o setor de supermercados foi beneficiado pelo aumento de renda da população, ainda que a inflação dos alimentos tenha acelerado no período. E impulsionou o crescimento do comércio. “Favorece porque é renda extra. Parte dessa renda extra alimenta o setor, que mesmo com esse custo maior, que a gente observa pela inflação maior em novembro, você ainda tem uma variação positiva da atividade”, finaliza a analista.

Entre as quedas apuradas na mesma base de comparação em Minas Gerais, estão combustíveis e lubrificantes (-20,2%), tecidos, vestuário e calçados (-8,7%), e livros, jornais, revistas e papelaria (-10,1%).

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado, em novembro frente a outubro, na série com ajuste sazonal, o Estado teve alta de 2,4%. Na comparação com novembro de 2022, a alta foi de 5,8%. Essa categoria inclui o desempenho das vendas de veículos, motos, partes e peças (-2,5%), material de construção (5,2%) e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,5%).

A média nacional apresentou crescimento de 1,3% no décimo primeiro mês de 2023 ante outubro. Já em novembro frente a igual mês de 2022, o resultado do País foi melhor, com alta de 4,3%.

Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, Minas e Brasil tiveram crescimento do comércio varejista ampliado quase idênticos, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De janeiro a novembro, o Estado teve expansão no volume de vendas de 2,7%, enquanto a média nacional teve alta de 2,6%. Nos últimos 12 meses, os crescimentos foram iguais, de 2,3%.

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