Economia

Convênio vai potencializar setor ferroviário no Estado

NDF assinou memorando com Universidade de Birmingham, do Reino Unido
Convênio vai potencializar setor ferroviário no Estado
Obra ferroviária vai inaugurar plano do governo federal | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

Com o objetivo de fomentar pesquisas e o desenvolvimento tecnológico voltados ao aprimoramento do setor de ferrovias, o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais (NDF), constituído por 13 instituições de ensino do Estado, assinou um Memorando de Entendimentos (MOU) com o Birmingham Centre of Railway Research and Education (BCRRE), na tradução, Centro de Pesquisa e Educação Ferroviária de Birmingham, da Universidade de Birmingham, do Reino Unido. 

A assinatura foi realizada ontem, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A solenidade reuniu representantes das instituições parceiras no projeto: Fapemig;  secretarias estaduais de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e de Desenvolvimento Econômico (Sede); Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). O Reino Unido foi representado pelo Consulado Britânico em Belo Horizonte e pelo diretor do BCRRE.

O convênio assinado em Minas Gerais permitirá a troca de conhecimento tecnológico e acadêmico, além do intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as universidades. “O intuito é agregar conhecimento para o setor ferroviário. A Inglaterra é pioneira no quesito das ferrovias e temos muito conhecimento para compartilhar”, diz o coordenador do NDF, Julio Cesar Costa Campos, que também é professor da Universidade Federal de Viçosa.

Campos ressalta ainda que o importante ganho da parceria firmada com a Universidade de Birmingham é a possibilidade de capacitação de pesquisadores para desenvolver estudos sobre o setor metroferroviário. “Hoje, no Estado, possuímos apenas um curso de Engenharia Ferroviária. Esse acordo abre caminho para pensarmos em novos cursos de graduação e pós-graduação e ampliar ainda mais este conhecimento por aqui”, diz

O acordo, além de permitir a troca de experiências, pode atrair mais investimento para o setor. A superintendente de Transporte Ferroviário da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Vânia Silveira Cardoso, explica que o Estado possui quatro das maiores concessionárias de ferrovias do país atuando por aqui e no processo de concessão foi acordado que elas precisam investir em desenvolvimento tecnológico no setor. “Então, queremos atrair esses investimentos para nosso Estado. Além de termos a maior malha ferroviária do país, temos as duas únicas fábricas de locomotivas da América Latina sediadas aqui (LMD Locomotivas, em Sete Lagoas e a Wabtec Corporation – antiga GE Transportation, em Contagem). Temos um cenário propício para fomentar a área, a educação e os investimentos no setor ”, explica. 

Cenário ferroviário

 Com uma malha ferroviária de aproximadamente 5 mil quilômetros, que atravessa cerca de 180 municípios mineiros, Minas Gerais é o primeiro estado do país em extensão de ferrovias e é responsável por cerca de 16,3% de toda rede nacional de ferrovias.

O transporte ferroviário tem o importante papel de transportar quantidades em altas toneladas a longas distâncias. É responsável, principalmente, por abastecer os portos nacionais contribuindo para a exportação, fazendo a ligação da produção para o escoamento de setores como: a mineração, a atividade agropecuária e a cadeia de combustíveis.

Dados da Confederação Nacional dos Transportes mostram que, em 2021,  a produção ferroviária nacional alcançou 506,80 milhões de toneladas-úteis. Do total transportado naquele ano, 372,81 milhões (73,5%) foram de minério de ferro,  o que mostra a importância do estado de Minas Gerais no cenário. 

Diário do Comércio responde

O que é o NDF?

O Núcleo de Desenvolvimento Ferroviário foi criado em 2021 e tem como missão contribuir para desenvolver e modernizar o transporte ferroviário de Minas Gerais, com formação, treinamento de pessoal, pesquisas e desenvolvimento para geração e transferência de novas tecnologias e é composto por 13 instituições federais, sendo elas: Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de São João del-Rei; Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade do Estado de Minas Gerais; Universidade Federal de Juiz de Fora; Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto; Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Universidade Federal de Uberlândia – UFU e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas