Economia

Cooperativismo: Dia C já beneficiou mais de 34 milhões de pessoas em Minas Gerais e no Brasil

O Dia C está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; a partir deste ano, o evento passará a ser celebrado no último sábado de agosto
Cooperativismo: Dia C já beneficiou mais de 34 milhões de pessoas em Minas Gerais e no Brasil
Presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato | Foto: Divulgação/Comunicação Sistema Ocemg

Responsáveis por 12,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, as cooperativas têm papel expressivo na economia do Estado. Além da forte movimentação econômica, que em 2023 chegou a R$ 129,7 bilhões, as cooperativas também são essenciais para o desenvolvimento social, proporcionando geração de empregos e renda. Com o objetivo de deixar um legado sustentável, de apoio e devolução para as partes necessitadas, todos os anos as cooperativas comemoram o Dia de Cooperar – Por um dia melhor (Dia C).

A partir de 2025, o evento passará a ser celebrado no último sábado de agosto. A mudança da data, que antes acontecia em julho, alinha o Dia C ao Dia Nacional do Voluntariado, fortalece o engajamento das cooperativas em ações voluntárias e amplia o alcance da proposta. Neste ano, a celebração nacional será em 30 de agosto.

Promovido pelo Sistema Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), o o Dia C 2025 foi lançado nesta quarta-feira (04), em evento, em Belo Horizonte. Na ocasião, também foi apresentado o Livro do Dia C 2024, que reúne os resultados das ações desenvolvidas pelas cooperativas mineiras ao longo do ano passado.

Em 16 edições, o Dia C soma mais de 1 milhão  de voluntários e 34 milhões de pessoas beneficiadas em Minas Gerais e em todo o País.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com o presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato, a realização do Dia C é importante para mostrar para a sociedade os conhecimentos e benefícios da cooperação. O Dia de Cooperar foi implantado em Minas Gerais em 2009 e, posteriormente, em 2014, se expandiu para todo o Brasil.

Foto: Divulgação/Comunicação Sistema Ocemg

Dia C: o maior projeto de solidariedade e voluntariado do País

“O Dia C tornou-se o maior projeto de solidariedade e voluntariado do País. São as cooperativas participando da vida das pessoas nos locais onde estão inseridas. O número de pessoas que trabalha como voluntário é fantástico, são milhares; e de pessoas assistidas, é mais fantástico ainda: são mais de 30 milhões, desde a implantação”, explica Scucato.

Presente em todo o País, o Dia C está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e envolve cooperativas de todos os ramos em ações que vão de combate à fome a projetos de educação, saúde, inclusão social e geração de renda. Os projetos são planejados conforme as necessidades locais e têm impacto contínuo nas comunidades.

As ações desenvolvidas em Minas Gerais são abrangentes. Em 2024, mais de 810 mil pessoas foram beneficiadas por ações sociais realizadas por 266 cooperativas e 13,7 mil voluntários.

No Brasil, em, 2024, o movimento alcançou a marca de 5 milhões de pessoas impactadas por meio de iniciativas promovidas em 1.915 municípios, com a participação de 131 mil voluntários e 1 mil cooperativas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas