Economia

Cooperativas de transporte fortalecem autônomos e crescem em Minas Gerais

Número de cooperados no estado subiu 35,6% entre 2023 e 2024; Coopmetro lidera o setor, atuando em entregas de e-commerce, cadeia do leite e carga de grãos
Cooperativas de transporte fortalecem autônomos e crescem em Minas Gerais
Coopmetro conta com 7.500 cooperados, que atuam em todo o País. | Foto: Coopmetro/ Divulgação

O número de cooperados de transporte em Minas Gerais cresceu 35,6% entre 2023 e 2024 e passou de 33.905 participantes para 45.961, conforme dados mais recentes do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. O número é comemorado pelo diretor da Coopmetro Cooperativa de Transporte, Evaldo Matos, que participa do World Coop Management 2025 (WCM’25), fórum de liderança e estratégia do cooperativismo.

Segundo Matos, o crescimento é importante tanto quanto a relevância do papel das cooperativas na organização e no fortalecimento do trabalho dos transportadores autônomos. “O Brasil é formado predominantemente por rodovias, que é por onde se faz o transporte de tudo que chega nas mesas dos brasileiros. Os autônomos são maioria dos transportadores no Brasil e são nosso foco”, declara.

Na atuação da Coopmetro, conforme o gestor, está a intermediação dos autônomos no mercado “para que não fiquem reféns de atravessadores” e para que tenham um frete de melhor condição. “Nosso papel é facilitar o dia a dia deles”, completa. Somente a Coopmetro conta com 7.500 cooperados, que atuam em todo o País na entrega de e-commerce da cadeia de leite e carga de grãos, desde veículos pequenos até carretas bitrem.

Números das cooperativas de transporte

Brasil | Minas Gerais

  • Cooperativas: 790 | 169
  • Cooperados: 102,8 mil | 45,9 mil
  • Empregados: 5.812 | 2.024

Fonte: Sistema OCEMG

Carro elétrico da Coopmetro. | Foto: Coopmetro/ Divulgação
Carro elétrico da Coopmetro. | Foto: Coopmetro/ Divulgação

Importância do e-commerce para transportadores é crescente

“O Brasil faz hoje quase 300 bilhões de negócios em e-commerce. É um mercado que cresce diariamente e vai crescer muito ainda. Somente a Coopmetro faz 100 mil entregas por dia para o Mercado Livre. Em Minas, são cerca de 65 mil entregas por dia para o mesmo lojista. O volume está crescendo dia a dia”, diz o diretor da Coopmetro.

Diante de movimentação intensa a cooperativa de transporte trabalha para melhorar os insumos, além de combustível, pneus, rastreadores, seguros e renovação da frota. “Temos um programa de aquisição de veículos no qual a cooperativa tem uma relação muito forte com as fábricas de caminhão e com os bancos cooperativos. Assim, conseguimos caminhões com custo menor para os cooperados, tendo a cooperativa como garantidora do processo”, conclui Matos.

World Coop Management 2025 (WCM’25)

Com cerca de 25,8 milhões de cooperados no Brasil, o que representa 12,14% da população brasileira, e R$ 757,9 bilhões em movimentação financeira no último ano no País, o cooperativismo consolida sua importância para a economia e para a sociedade. Neste contexto, Belo Horizonte sedia o fórum de liderança e estratégia do cooperativismo World Coop Management 2025 (WCM’25), nos dias 22 e 23 de setembro.

No encontro, que é realizado no Minascentro (avenida Augusto de Lima, 785 – Centro), ocorrem palestras, painéis e participação de lideranças globais do setor. O objetivo é discutir inovação, estratégia e o impacto da inteligência artificial no cooperativismo.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas