Copa do Mundo pode alavancar vendas de 43% dos varejistas em Minas

Faltando um mês para a Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar (Oriente Médio), os setores de comércio e serviços já estão no “aquecimento” para as vendas que envolvem a principal competição de futebol do mundo.
De acordo com pesquisa “Opinião do Comércio Varejista – Copa do Mundo 2022”, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) e divulgada nesta quarta-feira (19), cerca de 43% das empresas do varejo mineiro acreditam que serão impactadas positivamente pelo Mundial da Fifa.
Além da expectativa para as vendas durante os jogos da Copa, os empresários do Estado também esperam uma movimentação maior por parte dos consumidores ao longo de todo o período. Isso por causa da proximidade com datas importantes para o calendário varejista, como a Black Friday e o Natal.
Para a Black Friday, em novembro, a pesquisa da federação aponta que 47% dos empresários creem que a competição irá influenciar positivamente no comércio. O impacto é de até 10% nas vendas para 30,5% desses empresários. Já para 16% dos entrevistados, as vendas da competição de futebol irão influenciar de forma negativa no desempenho da data comemorativa. O impacto de queda nas vendas esperado é de 10% a 25%, conforme 23,9% desses varejistas.
Com relação ao Natal, o levantamento apurou ainda que 22% dos comerciantes acreditam que o Mundial de 2022 irá influenciar positivamente nas vendas da data mais importante do ano. Para 25% desses empresários entrevistados, o impacto será entre 10% e 25% no volume vendido. Por outro lado, cerca de 12% acreditam que as vendas da Copa do Mundo irão influenciar negativamente no desempenho do Natal.
Ainda de acordo com estudo da Fecomércio-MG, o gasto médio por consumidor no Estado na Copa será de R$ 50,00 a R$ 100,00 (23%) e R$ 100 a R$ 250 (15,8%).
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