Economia

Tarifa da Copasa terá reajuste de 6,56% a partir de janeiro de 2026

Aumento entra em vigor no dia 22, após revisão tarifária da Arsae-MG, e amplia Tarifa Social, além de prever incentivos à eficiência e à universalização dos serviços
Tarifa da Copasa terá reajuste de 6,56% a partir de janeiro de 2026
Foto: Divulgação / Copasa

O ano de 2026 já começará com aumento tarifário para a população atendida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A empresa, que está em processo de privatização, terá um reajuste médio de 6,56% nas tarifas de seus serviços a partir do dia 22 de janeiro.

O anúncio do aumento foi feito pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e publicado no Diário Oficial de Minas Gerais.

De acordo com a Arsae-MG, o processo de revisão tarifária “busca equilibrar sustentabilidade financeira, eficiência operacional e justiça tarifária”. Segundo a agência, as novas tarifas resultam de um trabalho técnico e participativo, voltado a garantir serviços de qualidade e benefícios à população atendida.

A agência informou ainda que a revisão tarifária contou com participação da sociedade. Entre maio de 2024 e outubro de 2025, foram realizadas cinco consultas e audiências públicas, que resultaram em 205 contribuições apresentadas por entidades e pessoas interessadas.

O reajuste previsto para 2026 foge do padrão habitual de simples correção inflacionária. O novo modelo adotado pela Arsae-MG é o da revisão tarifária periódica, que promove uma reavaliação completa da prestação dos serviços para a reconstrução da tarifa, de forma que a receita seja suficiente para cobrir os custos operacionais e viabilizar investimentos.

Tarifa Social

Entre os principais destaques da nova política tarifária está a ampliação da Tarifa Social, que passou a ser dividida nas categorias Social I e Social II, beneficiando de forma mais adequada as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), de acordo com o nível de vulnerabilidade social.

Outra mudança foi a retirada da limitação que restringia o benefício ao consumo de até 20 metros cúbicos (m³), permitindo que todo o volume consumido pelos usuários contemplados receba o desconto, beneficiando especialmente famílias maiores.

A revisão tarifária também amplia o caráter social das tarifas ao incluir instituições que prestam serviços essenciais à população. Hospitais públicos e entidades filantrópicas enquadradas no Programa de Subvenção Social passam a ter desconto de 50% nas tarifas de água e esgotamento sanitário. O benefício foi incorporado diretamente à estrutura tarifária por meio da criação de categorias específicas.

Incentivos à universalização, qualidade e eficiência

Outro destaque é o aprimoramento dos mecanismos regulatórios que associam a remuneração da prestadora ao cumprimento de metas de qualidade, universalização, atendimento e eficiência, como a redução de perdas.

O modelo prevê a concessão de bônus quando as metas são superadas e a aplicação de penalidades quando os resultados ficam abaixo do esperado. Dessa forma, a Copasa passa a ter incentivos diretos para ampliar o atendimento e elevar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

Sustentabilidade, inovação e apoio aos municípios

A revisão tarifária também reforça programas estruturantes voltados à sustentabilidade e à inovação, como o Programa de Proteção de Mananciais (ProMananciais) e o Programa Regulatório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PRPDI).

Leia mais: Com privatização autorizada, Copasa anuncia R$ 21 bi em investimentos para os próximos cinco anos

Além disso, está garantido o repasse de R$ 243,9 milhões aos Fundos Municipais de Saneamento Básico, ampliando a capacidade dos municípios de investir em obras, expansão de redes e modernização dos sistemas. O subsídio regulatório à Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), considerado essencial para a continuidade da prestação dos serviços nessas regiões, também foi mantido.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas