Economia

Copasa terá que devolver mais de R$ 3 milhões a usuários em Ibirité

Copasa terá que devolver mais de R$ 3 milhões a usuários em Ibirité
O valor representa 14% do programa total de investimentos aprovado para 2022, que soma R$ 1,395 bilhão | Crédito: Divulgação

Após a análise dos recursos apresentados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) indeferiu os pedidos e manteve a decisão em 1ª instância e confirmou que aproximadamente 10 mil usuários da Companhia em Ibirité não tiveram o esgoto tratado, apesar desse serviço ter sido cobrado pelo prestador.

Os valores – cobrados de janeiro a novembro de 2020 e corrigidos – a serem devolvidos são da ordem de R$ 3 milhões e R$ 300 mil. Não cabe mais recurso na esfera administrativa.

Conforme relatórios de fiscalização da Agência, os serviços pelos quais a Copasa cobrou não foram prestados, em função do rompimento de um interceptor e da paralisação da estação de tratamento de esgoto (ETE) impactados pelas fortes chuvas que afetaram a Região Metropolitana de Belo Horizonte no final de 2019 e início de 2020.

Neste período não ficou caracterizada a efetiva prestação do serviço de tratamento de esgotos (EDT) para alguns conjuntos de unidades usuárias, tendo sido prestado somente o serviço de coleta (EDC).

Devoluções

A Arsae-MG determinou o imediato início das devoluções a todos os usuários, reconhecidamente cobrados de forma indevida, logo após a decisão da Diretoria Colegiada.

A Agência aguarda resposta da Copasa sobre o início das devoluções, visto que a defesa da Companhia não foi acatada e o processo encontra-se finalizado.

Os questionamentos sobre os valores das devoluções e outras informações devem ser obtidos na agência de atendimento da Copasa no município, mediante agendamento, ou por meio dos canais digitais como o site www.copasa.com.br; o aplicativo Copasa Digital; e a central de atendimento telefônico, no número 115, que atende gratuitamente 24 horas por dia.

Para agendar um atendimento com a Copasa, a marcação de dia e horário precisa ser realizada por meio do link ou pelo telefone 0800 0300 115.

Caso o cliente não tenha cadastro, ele fará um cadastramento simplificado para prosseguir com a solicitação. No link, o usuário pode ver o horário de atendimento da agência e os dias e os horários disponíveis.

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