Economia

Corredores de ônibus metropolitano são selecionados no Novo PAC e receberão R$ 125 milhões

Objetivo é complementar a rede de transporte na RMBH e reduzir o tempo de deslocamento das viagens
Corredores de ônibus metropolitano são selecionados no Novo PAC e receberão R$ 125 milhões
Foto: Diário do Comércio/Arquivo/Alessandro Carvalho

A proposta de implantação de dois corredores de faixa exclusiva para ônibus metropolitano nos municípios de Santa Luzia e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi uma das selecionadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes.

O projeto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) conta com investimento de R$ 125 milhões e tem como objetivo complementar a rede de transporte na RMBH, reduzindo o tempo de deslocamento das viagens, aumentando a eficiência operacional e aprimorando o serviço de transporte coletivo.

“A aprovação deste projeto é um passo fundamental para avançarmos nas melhorias do transporte metropolitano. Nosso compromisso é transformar a mobilidade urbana e encontrar soluções eficazes para os desafios enfrentados pelos mineiros em seus deslocamentos diários,” afirma o secretário-adjunto de infraestrutura, mobilidade e parcerias, Pedro Calixto.

Como funciona a proposta dos corredores de ônibus metropolitano

O projeto prevê a implantação de dois corredores de faixa exclusiva: um na LMG-806, ligando Ribeirão das Neves a Belo Horizonte, e outro na avenida Brasília, conectando Santa Luzia à capital mineira.

O corredor da LMG-806 ligará o Terminal Justinópolis, em Ribeirão das Neves, à região de Venda Nova, em Belo Horizonte. No local, ele será integrado ao BRT da avenida Cristiano Machado, um importante eixo entre as regiões Norte e Sul da capital.

Na avenida Brasília, o corredor estará próximo ao Terminal São Benedito, que atende cerca de 22 mil passageiros por dia. A avenida é uma via fundamental de acesso à MG-010, onde existe uma faixa preferencial de dois quilômetros até o BRT da avenida Pedro I.

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