Economia

Economia da saúde: corrida de rua aquece a cadeia de produtos esportivos em Minas

Com aumento de 38% nos eventos de corrida, setor esportivo aquece vendas, atrai investimentos e fortalece negócios do segmento
Economia da saúde: corrida de rua aquece a cadeia de produtos esportivos em Minas
Foto: Divulgação Só Marcas Outlet

O mercado de eventos esportivos em Minas Gerais vem crescendo e gerando impacto em uma enorme cadeia produtiva que envolve diversos setores, como comércio e serviços. Um levantamento feito pela plataforma Ticket Sports mostra que o número de eventos desse tipo no Estado subiu 14,29% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2024, um ano já aquecido, passando de 63 para 72 eventos esportivos.

Entre os eventos esportivos, os de corrida são os mais populares em Minas. A modalidade gerou 54 eventos entre os meses de janeiro e maio de 2025, um aumento de 38,46% na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado (39). Além disso, a participação da categoria no volume total de eventos realizados em Minas Gerais também cresceu, passando de 61,9% para 75% no período.

O CEO da Ticket Sports, Daniel Krutman, ressalta que o crescimento no número de eventos esportivos, principalmente ao ar livre, é uma tendência mundial. Para ele, isso reflete um momento de troca de valores sociais, em que o tempo gasto com bens materiais e festas está sendo substituído por práticas esportivas. “Como sociedade, nós estamos produzindo mais para nossa saúde, e temas como longevidade e saúde mental entraram no radar de todos”, diz.

Krutman pontua que, além das corridas, o Estado também se destaca na prática de outras modalidades, chegando a ser uma referência internacional em relação à quantidade de praticantes e de eventos, como é o caso do mountain bike. Minas também vem desenvolvendo rotas de trail run, ou corridas de montanha, além de eventos em cidades com grande apelo turístico.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A corrida é o grande carro-chefe, pois é a porta de entrada para o mercado de endurance, ou de grandes distâncias, assim como outros esportes que irão refletir esse crescimento, como o ciclismo, a natação, o triatlo e demais multimodalidades”, explica.

Preocupação com a saúde impulsiona vendas

Para o sócio-proprietário da organizadora de eventos esportivos TBH Esportes, Miller Junqueira, o setor contribui tanto para a saúde e o bem-estar da população quanto para a economia e o turismo da região. “Há uma série de benefícios imediatos que vão além da prática da atividade física e da saúde. O nosso mercado contribui para a sociedade com uma infinidade de benefícios”, afirma.

Uma pesquisa realizada pela consultoria de marketing Macfor aponta que a busca por “tênis de corrida” na internet aumentou 170% nos últimos cinco anos. O resultado evidencia a oportunidade que as corridas de rua podem gerar para diversos negócios, como no comércio varejista.

O gerente do Só Marcas Outlet, Victor Moreira, relata que a demanda por materiais esportivos, principalmente os voltados para práticas ao ar livre, vem crescendo desde o fim da pandemia de Covid-19. Segundo ele, a população está ficando cada vez mais consciente da importância da saúde física.

“Nos últimos cinco anos, nós alcançamos um aumento de 12% no volume total de vendas, impulsionado pelos artigos para corrida e demais atividades ao ar livre”, diz.

Entre os produtos mais procurados no empreendimento comercial localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), estão tênis, roupas e demais itens para corrida. Segundo Moreira, esses produtos estão sendo demandados principalmente por atletas amadores que participam de provas de corridas de rua.

Esse grupo consumidor também costuma procurar equipamentos de alta performance e conforto. O gerente do empreendimento observa que as grandes marcas têm investido mais em tecnologia na produção dos tênis, o que elevou ainda mais o interesse dos consumidores por essas linhas de produtos.

Moreira acrescenta que a expectativa para os próximos anos é bastante positiva e de crescimento acima da média em comparação com os demais setores, uma vez que temas ligados ao bem-estar, longevidade e cuidados com a saúde estão em alta.

Crescimento na demanda por uniformes e medalhas

Medalhas de corrida.
Foto: Reprodução Instagram da Metalvest

A demanda por uniformes para esportes ao ar livre, como caminhada, corrida e ciclismo, também tem aumentado a cada ano. Segundo o diretor da marca mineira de materiais esportivos KickBall, Paulo Carneiro, a empresa registrou um aumento de 20% na procura por esses produtos em 2025.

Ele avalia que o avanço na demanda deve seguir nos próximos anos. “Como a KickBall atende a várias modalidades no esporte, todos os produtos são muito procurados pela sua qualidade e inovação”, exalta.

O empresário também aponta para a necessidade de investimentos contínuos na ampliação da capacidade de produção, uma vez que a tecnologia empregada no mercado está sempre mudando, e em uma velocidade cada vez maior. “A KickBall se preocupa muito com essa ampliação da  capacidade  produtiva, tanto na área de maquinário quanto na área humana”, diz.

Enquanto isso, o CEO da fabricante mineira de medalhas e troféus Metalvest, Luciano Amaral, afirma que a modalidade esportiva com maior procura por medalhas é a corrida de rua. Por isso, a empresa está investindo na ampliação da capacidade produtiva para atender a demanda tanto em Minas Gerais quanto em outros estados e até outros países.

“Atendemos demandas de outras regiões do país e do mundo, já que por aqui a tributação é muito pesada. Além disso, o mercado de corrida é muito extenso e as grandes marcas estão com grandes investimentos. Isso faz com que nossa visão ultrapasse fronteiras”, observa.

Mercado de eventos esportivos em alta

Eventos de corrida de rua.
Fotos: Divulgação TBH Esportes

O dono da TBH Esportes, Miller Junqueira, reitera que o mercado de corrida já vem crescendo nos últimos anos, mas que em 2025 o desempenho está sendo superior ao observado anteriormente. Ele relata que alguns eventos chegaram a triplicar o número de participantes, enquanto outros contam com 20 mil e 30 mil corredores já na primeira edição, batendo recordes no Estado.

“Isso indica que a preocupação da sociedade com hábitos mais saudáveis já vem crescendo, e une prazer, diversão, cultura, saúde e esporte. Esse é um dos grandes diferenciais dos eventos de corrida: eles conseguem entregar tudo isso em um mesmo ambiente”, avalia.

Para ele, outro fator que contribuiu para o avanço do segmento é o envolvimento de grandes empresas e demais entidades nesse mercado. A entrada de clubes de futebol, redes varejistas e até da Polícia Militar, por exemplo, tem proporcionado experiências ainda mais satisfatórias para os atletas.

“Não é errado dizer que os eventos de corrida de rua são muito mais completos, divertidos e mais atrativos do que era anos atrás. Melhorou porque grandes marcas com mais poder de investimento entraram no mercado”, acrescenta.

O empresário relata que o volume de praticantes apresentou forte avanço nos anos pós-pandemia de Covid-19, chegando a crescer cerca de 50% ao ano entre 2022 e 2024. Para 2025, a expectativa é que o número de atletas duplique. No entanto, para alcançar essa meta, será necessário o apoio do poder público.

O CEO da Ticket Sports, Daniel Krutman, esclarece que o mercado de eventos esportivos é um segmento de “cauda longa” e está concentrado nas mãos de poucos players, pois 20% das empresas respondem por 80% da receita do setor. Além disso, esse mercado segue concentrado nas grandes cidades brasileiras, devido ao ambiente caótico desses lugares, que tornam as práticas esportivas ao ar livre ainda mais necessárias.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas