Economia

Cozinha mineira se destaca na famosa Madrid Fusión

Produtos como o Queijo Minas Artesanal e o frango com quiabo e angu estão se tornando famosos no maior evento gastronômico do mundo
Cozinha mineira se destaca na famosa Madrid Fusión
No estande da Embratur, em Madrid, quem comandou a cozinha na abertura foi o chef Gabriel Sodré | Crédito: Divulgação Secult

A 21ª Madrid Fusión teve sua abertura no início desta semana e já deu destaque para o Queijo Minas Artesanal, cachaça, café e o famoso frango com quiabo e angu típicos da culinária mineira. A participação na mostra, realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), em parceria com o Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), é uma marca histórica para a cozinha mineira.

“Pela primeira vez participamos da Madrid Fusión, que é a maior feira de gastronomia do mundo, juntamente com o Centro de Referência do Queijo Artesanal e a Embratur. Esse é um momento importantíssimo para mostrarmos o que temos de mais essencial no nosso Estado, que é a cozinha mineira”, pontuou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

“Foi uma manhã (segunda-feira) de muitos sabores, alegre, festiva, com degustação de cachaça e também café. É uma alegria imensa para o Governo de Minas e para os nossos parceiros estarmos aqui mostrando o destino Minas Gerais como um destino de gastronomia”, comemorou o secretário.

Chef mineiro na “linha de frente”

No estande da Embratur, em Madrid, quem comandou a cozinha na abertura foi o chef Gabriel Sodré, mineiro e que atualmente trabalha na cozinha do Chispa Bristró, em Madrid também. Sodré já trabalhou na Nova Zelândia e até com o renomado chef do país Stephen Barry; no Brasil trabalhou com Leonardo Paixão, no Glouton, em Belo Horizonte.

A Madrid Fusión acontece até esta quarta-feira (25) e irá abrir muitas possibilidades de negócios gastro-culturais. A participação da Secult no evento tem o objetivo de promover o potencial turístico e culinário de Minas Gerais para o público europeu e atrair investimentos.

No evento são apresentadas propostas e tendências autênticas da gastronomia mundial, sendo um evento ambicioso, no qual se espera a presença de chefs de todo o mundo para apresentar e fazer sua publicidade para o mercado internacional.

*Estagiária sob supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas