Economia

Cresce fatia de mineiros que vão usar o 13º salário para quitar dívidas atrasadas

Dados apontam que, de 210 consumidores entrevistados, 37,61% pretendem colocar as contas em ordem neste ano com ajuda do benefício
Cresce fatia de mineiros que vão usar o 13º salário para quitar dívidas atrasadas
Boa parcela dos consumidores também pretendem poupar recurso / Crédito: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Com a chegada do final do ano, quem trabalha com carteira assinada fica na expectativa para o recebimento do décimo terceiro salário. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead MG) mostra que os mineiros estão bem mais propensos neste ano a utilizar o benefício para pagar contas atrasadas. 

Os dados apontam que, de 210 consumidores mineiros entrevistados, 37,61% pretendem colocar as contas em ordem neste ano utilizando o salário extra. O número é superior ao da pesquisa de 2021, quando o mesmo grupo era representado por 35% dos entrevistados. Já 28,44% dos consumidores pretendem poupar o dinheiro nesta época do ano.

Dentro dos pontos levantados pelo estudo, em que 51,90% dos consumidores afirmaram ter direito ao recebimento do 13º salário ou de alguma espécie de gratificação, outras intenções foram apontadas na pesquisa. Para 2,75% dos ouvidos, o décimo terceiro será destinado para a realização de viagens. No entanto, a categoria “Viajar” caiu do quarto lugar em 2021 para o nono em 2022. A mudança indica uma reversão no comportamento dos consumidores em relação ao uso desse recurso. 

O Ipead MG apurou também que, neste ano, os consumidores estão cada vez  menos propensos a destinar o dinheiro extra para o pagamento de tributos, como é o caso do IPVA e do IPTU. Essa parcela representa 1,83% dos entrevistados. Já em relação à categoria “Realizar compras de presentes de Natal”, ela se mantém em última colocação.  Por fim, a opção “Não sabe” se fixou em quarto lugar. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com aplicação do Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH), a pesquisa aponta que essa fatia de consumidores dispostos a usar o décimo terceiro para quitar dívidas vem crescendo sucessivamente entre os levantamentos realizados nos últimos anos. 

Os resultados obtidos com a pesquisa norteiam o empresário do comércio varejista mineiro na análise das opiniões e expectativas dos consumidores em tempo real. Dentre os objetivos está a intenção de propiciar aos negócios um planejamento melhor em termos de estoques, contratações e investimentos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas