Cresce locação de carros para fins turísticos em Minas e no Brasil

O aluguel de carros para fins turísticos cresceu no Brasil e em Minas Gerais no primeiro semestre de 2025, segundo informações da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) e da Localiza, empresa mineira de locação de automóveis.
De acordo com os números, somente nos primeiros seis meses deste ano, 455 mil veículos foram alvo de contrato para utilidade de turismo no País. O número representa um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 430 mil automóveis foram alugados exclusivamente para esse objetivo.
O presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, afirma que o aluguel otimiza o tempo do viajante, tornando mais fácil expandir a viagem e conhecer destinos turísticos próximos. “O tamanho da frota das locadoras para atender o turismo interno mostra, inclusive, que mais brasileiros estão viajando dentro do nosso próprio País, provando vantagens de locar automóveis”, declara.
- Leia mais: Saiba quais são os modelos de carros zero quilômetro e usados mais procurados em Minas Gerais
Aumento em Minas Gerais
A Localiza também identificou aumento no número de veículos alugados em suas unidades pelo Estado. Por questões estratégicas, no entanto, a marca não divulga a porcentagem de crescimento. No levantamento feito pela ABLA, que mostrou o crescimento das locações no País, também não é feito o recorte somente por estados.
De acordo com o diretor de Filiais e Excelência Operacional da Localiza, Felipe Godoy, o mineiro tem alugado mais carros ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a cotação do dólar em alta estimulou o turismo doméstico.
“Isso provocou o aumento da demanda por locações em aeroportos ou na própria cidade de origem, para viagens rodoviárias estaduais, com maior conforto e liberdade de explorar outros lugares, no tempo em que o viajante desejar, algo que transfers e aplicativos não proporcionam”, afirma o gestor.
Para acompanhar o crescimento e satisfazer a experiência do cliente, Godoy aponta que a Localiza atua para manter disponível “uma frota versátil e ampla, com modelos que vão dos hatches compactos às modernas SUVs e opções híbridas”.
Veja alguns números da Localiza em Minas
- 65 agências de locação;
- 24 lojas de seminovos;
- 8 mil colaboradores diretos;
- 1.500 oficinas de manutenção parceiras.
Empresa disponibiliza aluguel via aplicativo
Um dos fatores que pode ajudar a explicar o crescimento na locação de veículos pode ser a chamada Fast Retirada Digital, solução da Localiza que permite alugar e pegar o carro direto no pátio, sem necessidade de passar pelo balcão de atendimento.
“Essa solução está alinhada à nossa estratégia de colocar a tecnologia a serviço do cliente e de transformar a experiência de alugar um carro em algo simples, fluido e surpreendente”, defende o diretor-executivo da Divisão de Aluguel de Carros da Localiza, Elvio Lupo.
A solução não está disponível em todas as agências. Até junho deste ano, no entanto, já eram 270 mil veículos disponíveis em 200 agências Brasil afora.
Localiza Meoo também se consolida na assinatura de carros
Felipe Godoy também declara que a solução Localiza Meoo, modalidade da empresa para assinatura de automóveis, também se consolidou.
“Também vivemos uma mudança cultural, do valor de posse para o valor de uso. A assinatura tem se consolidado como uma opção vantajosa e prática para quem deseja a flexibilidade de ter um carro sem os compromissos e custos de uma compra tradicional, como manutenção, revisão, seguro e IPVA”, diz.
No sistema de assinatura, o cliente opta pelo carro entre uma variedade de modelos disponíveis, escolhe a cor, o limite da franquia de quilometragem mensal e o período de locação (se é 12, 24, 36 ou 48 meses).
Entre os benefícios, a manutenção e a revisão do carro estão incluídas no valor do pacote. Também não é preciso pagar seguro.
Ouça a rádio de Minas