Economia

Cufa inaugura unidade em Ouro Preto

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG
Cufa inaugura unidade em Ouro Preto
Equipe do Cufa MG | Crédito: Divulgação Cufa/ Ta Santanna

A Central Única das Favelas (Cufa) inaugurou sua unidade em Ouro Preto na noite de 26 de agosto, com o evento “Empreender É Ressignificar” no anexo do Museu da Inconfidência. A nova unidade visa promover projetos de educação, cultura e inclusão social em uma cidade histórica que enfrenta desafios de desigualdade social. O diretor de Igualdade Racial de Ouro Preto, Kedison Guimarães, ressaltou o papel da Cufa na valorização e potencialização das comunidades locais e da cultura afro-brasileira. (O Liberal – Ouro Preto)

Fabriciano tem maior pontuação no ICMS

Coronel Fabriciano lidera a pontuação no ICMS Patrimônio Cultural da região do Vale do Aço, com 14,95 pontos, de acordo com o exercício de 2025. O programa incentiva a gestão e a promoção do patrimônio cultural mineiro e avalia a estrutura e as ações dos municípios na preservação e promoção de seus bens culturais. Ipatinga segue com 14,93 pontos, e o Top 5 é completado por Iapu, Açucena e Jaguaraçu. A pontuação influencia o repasse de recursos do ICMS, que são calculados pela Fundação João Pinheiro e distribuídos conforme a lei estadual. (Diário do Aço – Ipatinga)

Copasa promove ações de preservação

A Copasa está investindo quase R$ 110 mil em ações ambientais para preservar a microbacia do rio Aventureiro, em Além Paraíba, por meio do programa Pró-Mananciais. As iniciativas incluem a construção de 81 barraginhas para captar e armazenar água da chuva, o cercamento de 2 mil metros de áreas sensíveis e a adequação de cinco quilômetros de estradas em Marinópolis. Essas ações visam recarregar o lençol freático, prevenir erosão e assoreamento, e promover a sustentabilidade das atividades agrícolas. (Além Parahyba)

Juventude exige participação política

Em audiência pública realizada em 26 de agosto de 2024, a juventude mineira e representantes do Governo de Minas discutiram a necessidade de ações específicas para jovens, incluindo a criação de conselhos municipais e um orçamento próprio para políticas juvenis. A deputada Andreia de Jesus, presidente da Comissão de Direitos Humanos, ressaltou a importância de considerar a diversidade entre os jovens e a necessidade de políticas que abordem desigualdades de raça e gênero. O debate focou em garantir que as políticas para a juventude sejam mais inclusivas e equitativas. (Jornal Panorama – Caxambu)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


24ª Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito

Montes Claros receberá, em setembro, a 24ª Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito com o tema “Transgressoras Brasileiras do Cinema”, destacando a luta e resistência das mulheres no cinema. O evento também celebra os 21 anos do cineclube, que promoverá um festival de cinema em outubro, com produções de cineastas mineiros e outras atividades culturais, apoiado pela Lei Paulo Gustavo e diversas instituições locais. Com a proposta de difundir o cinema nacional e resgatar obras raras e emblemáticas, o Curta Circuito percorre várias cidades brasileiras, sempre buscando ampliar o acesso à cultura e promover debates sobre temas relevantes da sociedade. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Região tem medidores de vazão

Propriedades rurais de quatro municípios localizados no Vale do Mucuri foram contempladas, nesta semana, com mais uma iniciativa da Copasa voltada para a proteção e recuperação de cursos d’água na região. Por meio do Pró-Mananciais, as equipes da companhia instalaram estações fluviométricas — réguas para medição dos níveis de vazão dos mananciais — e pluviômetros, instrumento utilizado para coletar e medir o volume das chuvas. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Fiemg debate gasoduto no Sul de Minas

Na semana passada, a Câmara da Indústria de Energia, Petróleo e Gás se reuniu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para debater projetos estratégicos para a indústria mineira. Entre eles está o projeto de construção de um gasoduto entre Extrema e Pouso Alegre, no Sul de Minas. Ainda em fase inicial, o projeto depende da construção de um gasoduto de transporte entre Bragança Paulista (SP) e Extrema, pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS), o que já está em discussão. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Viçosa tem programa de mecanização

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, iniciou na segunda-feira, 26 de agosto, as inscrições para o Programa de Mecanização Agrícola referente à safra 2024/2025. O programa oferece serviços de aração, gradagem e plantio de grãos aos produtores rurais do município. De acordo com a Prefeitura de Viçosa, o Programa de Mecanização Agrícola é uma ferramenta essencial para os agricultores do município, permitindo que “diversas atividades no campo sejam executadas com maior eficiência e agilidade”. (Folha da Mata – Viçosa)

Programa Afluentes chega aos distritos

O Programa Afluentes das Águas de Valadares pegou a estrada e foi até os distritos de Nova Brasília e São José do Itapinoã para dialogar e atender as comunidades que ficam cerca de 60 quilômetros distantes de Valadares. Os encontros aconteceram na quinta-feira, 22 de agosto, e mobilizaram os moradores que foram para a reunião com representantes da concessionária para entender melhor o novo momento da gestão do saneamento básico no município. O objetivo é aproximar a concessionária e a população por meio dos líderes de bairros. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

Incêndios afetam saúde da população

O alto número de incêndios que têm ocorrido em Juiz de Fora e na região tem impactado a população da cidade. O tempo seco e a alta na temperatura são fatores facilitadores para esse tipo de ocorrência, que acaba prejudicando o ar da cidade e gerando riscos diversos para a população. Exemplo disso é o recente incêndio no Morro do Cristo, que teve início na terça-feira, 20 de agosto, e mobilizou os bombeiros até quinta-feira, 22 de agosto. O fogo e a fumaça provenientes do incêndio impactaram não somente os bairros vizinhos, como também a região central da cidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Cidade lança app de transporte coletivo

Bom Despacho lançou um novo aplicativo de transporte coletivo que permitirá aos usuários acompanhar a localização dos ônibus em tempo real. O app, parte do projeto “Cidade Inteligente”, estará disponível para iOS e Android após a finalização do mapeamento das rotas dos novos ônibus, cuja frota foi recentemente renovada e ganhou uma nova identidade visual. A modernização do transporte público, incluindo a ampliação das rotas e a introdução de veículos mais sustentáveis e acessíveis, faz parte de um novo contrato com a empresa Circullare, que visa melhorar a mobilidade urbana na cidade. (Portal Gerais – Divinópolis)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas