Economia

Damião pede ‘ajuda’ ao Governo Lula para bancar gratuidade de ônibus em BH

Prefeito de BH deu seu "recado" para Lula, solicitando auxílio para custear transporte público de graça na capital mineira
Damião pede ‘ajuda’ ao Governo Lula para bancar gratuidade de ônibus em BH
Foto: Junia Garrido/PBH

Após anunciar a gratuidade dos ônibus aos domingos e feriados, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), pediu ao Governo Lula que o ministro da fazenda, Fernando Haddad, “tire a mão do bolso” para ajudar a capital mineira a subsidiar o transporte coletivo em BH.

O chefe do executivo municipal fez o comentário durante a presença do presidente em BH, no evento Caravana Federativa, no Expominas. A caravana faz giros com membros do governo por diversas cidades do País para anunciar medidas para estados e municípios.

“O povo de Belo Horizonte vai poder, a partir do próximo domingo, andar de ônibus de graça aos domingos e feriados. Só que esse subsídio é muito alto, fica muito caro para a prefeitura. Nós gostaríamos de dar o ônibus de graça a semana inteira. E, para isso, a gente precisa do apoio do governo federal. O senhor (Lula) fale para o ministro Haddad tirar a mão do bolso”, disse Damião, em tom de brincadeira.

Damião convida Lula para navegar na Lagoa da Pampulha

Álvaro Damião também aproveitou a ocasião para convidar Lula para navegar com ele na Lagoa da Pampulha na próxima vez em que visitar a cidade. Segundo o prefeito, no próximo sábado (13), a prefeitura oficializará a navegação no espelho d’água com a presença da Marinha do Brasil.

A volta da navegação na Lagoa da Pampulha começa com um projeto-piloto de três meses, operando embarcações do tipo catamarã com capacidade para 30 passageiros sentados, janelas panorâmicas e estrutura com banheiro, sistema de som e água disponível. O percurso inclui os principais monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, como a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Mineirão.

Ônibus de graça em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que vai implementar, a partir deste domingo (14), a tarifa zero em todas as linhas de ônibus convencionais e suplementares aos domingos e feriados nacionais.

A medida faz parte do programa “Catraca Livre”, que integra as comemorações dos 128 anos da capital mineira, que serão celebrados nesta sexta-feira (12).

A fala do prefeito de BH pedindo recursos tem embasamento em uma possível dificuldade de arcar com a passagem de graça para a população. Para “evitar” que a passagem grátis aos domingos reflita na tarifa diária, Damião quer contar com verba federal para ajudar a custear o benefício aos moradores da capital mineira.

Custos podem impactar no bolso do povo

Um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) aponta que o custo da gratuidade no transporte público aos domingos e feriados em Belo Horizonte deve ser incorporado no reajuste anual do valor da passagem.

“Provavelmente, esse valor gratuito vai ser rateado pela população com um possível aumento de tarifa, nas revisões tarifárias anuais, que pode ser acima do esperado”, destaca o gerente de pesquisa da Ipead, Eduardo Antunes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas