Economia

Dia do Cooperativismo reforça a importância do setor em Minas

Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009 | Crédito: Genilton Elias - OCEMG
Visando incentivar ações voluntárias e fomentar os impactos sociais das cooperativas, neste sábado será realizado o Dia C

O Dia de Cooperar, Dia C, é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009. O objetivo principal é incentivar ações voluntárias e fomentar os impactos sociais transformadores que o cooperativismo pode trazer para cooperados e comunidades.

O Dia C é realizado sempre no primeiro sábado do mês de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, as cooperativas realizam uma grande celebração, de forma simultânea, em todo o Brasil. Este ano, comemorado neste 1º de julho.

O presidente de uma das maiores cooperativas de transporte do Estado, a Coopmetro, Evaldo Matos, reforça os impactos sociais do setor.

“A cooperativa não possui fins lucrativos. Nosso maior papel é profissionalizar a figura do transportador. Com a Coopmetro os autônomos saem da informalidade, conseguem comprar insumos como combustíveis e pneus direto dos fabricantes, têm plano de saúde e odontológico, seguros, financiamentos, oficina mecânica. Uma infinidade de vantagens que acaba por proporcionar melhores condições de trabalho e maior valor agregado ao trabalho dele”, exemplifica.

Matos conta que a Coopmetro possui como cooperativa de transporte um papel importante em Minas Gerais. Possui 4 mil cooperados, 32 filiais e é responsável anualmente por 5,5 milhões de entregas, 600 mil toneladas de produtos transportados e 40 mil quilômetros rodados. As cooperativas proporcionam ao cooperado eficiência, profissionalismo, redução de custo e acesso a modernidades que ele não alcançaria se estivesse sozinho, como o rastreamento de rota.

Noronha ressalta a presença das cooperativas em todo o Estado | Crédito: Thiago Fernandes / Sicoob Central Crediminas

Outra instituição que reforça o papel social na economia e no cotidiano dos seus cooperados é a cooperativa de crédito Sicoob Central Crediminas. Criada em 1988, surgiu em um momento político-econômico adverso, em que o cenário era de superinflação, altas taxas de juros e uma grande dívida externa. “Naquela época, o acesso aos financiamentos era muito difícil e a nossa cooperativa já sanava a dor dos produtores rurais oferecendo crédito e financiamentos”, explica o presidente do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha.

Ainda sobre a importância do cooperativismo na vida social das pessoas, ele ressalta que hoje, com 35 anos de história, 1,2 milhão de cooperados e presente fisicamente em 600 municípios mineiros, a cooperativa Crediminas é a única instituição financeira presente em 206 municípios mineiros.

“São cidades em que um aposentado, por exemplo, não precisa mais viajar para receber o benefício. Estando lá, a gente retém a riqueza na cidade e traz conforto para a comunidade”, exemplifica. João conta ainda que como oferecem taxas mais baixas e riscos minimizados, trazem mais segurança para quem aplica dinheiro nas cooperativas.

Matos destaca a importância do cooperativismo no transporte | Crédito: Coopemetro

Para comemorar

Criado com a proposta de incentivar iniciativas responsáveis entre as comunidades em que atuam, O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009.

Em Belo Horizonte, o Sistema Ocemg promoverá a celebração do Dia de Cooperar, o chamado Dia C, com uma festa na Praça da Assembleia, neste sábado, de 9h às 13h. Haverá atrações artísticas como dança, teatro e shows. A programação completa pode ser consultada clicando aqui. O evento é gratuito.

Já no dia 30 de julho, o Sistema realiza a 11ª edição da Corrida da Cooperação que será realizada na praça Nova da Pampulha, também na Capital. O objetivo é estimular a qualidade de vida e promover a aproximação da sociedade mineira com os valores e princípios do #cooperativismo.

Dia C beneficiou mais de 2 milhões de pessoas no ano passado | Crédito: Genilton Elias / OCEMG

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, “mais do que ações pontuais, o evento que acontece em BH e em diversos municípios de Minas é uma integração de projetos transformadores executados pelas cooperativas, que ajudam a melhorar a vida das pessoas”, afirma.

E os resultados acontecem. Em 2022, o Dia de Cooperar envolveu mais de 96 mil voluntários e beneficiou mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Em Minas, as ações alcançaram 586 mil pessoas e quase 15 mil voluntários, em 365 cidades.

Eventos serão realizados em todas as regiões do Estado

Em Minas, cerca de 300 cooperativas realizarão atividades relacionadas ao Dia C. Em Caratinga, por exemplo, o Sicoob Credcooper desenvolve o programa Nascente Viva, cujo objetivo é estimular o engajamento de voluntários em ações de preservação dos recursos hídricos.

Na singular Unicred Sul de Minas, em Varginha, juntamente com outras cooperativas da cidade, haverá distribuição de mudas de hortaliças na Praça da Fonte.

Em Bom Despacho, a Unicred Aliança irá doar mudas de plantas nativas da região, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Polícia do Meio Ambiente da cidade.
A Unicred Evolução, também em um ato de intercooperação com várias cooperativas, distribuirá mudas de plantas nativas na Orla da Lagoa Grande, em Patos de Minas. Está sendo realizada também uma campanha de doação de sangue à Hemominas da cidade. Outro incentivo é o apoio a um passeio ciclístico em prol do Hospital do Câncer de Patrocínio.

A Unicred Progresso vai direcionar suas ações para o lado social, com doação de fraldas para hospital de câncer de Uberaba.

Para a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, uma das vantagens de integrar ao sistema cooperativista é que todos os associados são donos do negócio e participam das decisões e dos resultados ao final do exercício. “É importante lembrar que os sete princípios do cooperativismo são uma rotina e respaldo para implementação de nossas estratégias”, diz. São eles: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é uma entidade consolidada, que abrange 800 cooperativas de sete diferentes ramos da economia, com mais de 2,4 milhões de cooperados em Minas Gerais.

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais é o órgão derepresentação política, patronal e de defesa do cooperativismo no Estado. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Minas Gerais (SescoopMG) é responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das cooperativas mineiras.

Atua em prol do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo, proporcionando orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, fortalecendo as sociedades cooperativistas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas