DC INTEGRA MINAS

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Guerra impacta preço dos alimentos em JF
O conflito entre Rússia e Ucrânia, a mais de 10 mil quilômetros de distância do território brasileiro, vai causar impactos no preço de produtos alimentícios em Juiz de Fora. Menos de duas semanas após o início da guerra na Europa, setores da cadeia produtiva levantam preocupação com as altas no preço de commodities no mercado internacional, que começam a gerar reflexos nas prateleiras juiz-foranas. O Sindicato da Panificação de Juiz de Fora já aponta crescimento nos custos da produção, enquanto especialistas alertam para a possibilidade de efeito generalizado no mercado local, sobretudo se não houver acordo entre russos e ucranianos em um futuro próximo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis
Ipatinga é um dos 70 municípios selecionados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para participar do Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis. Ocorreu um evento na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença do governador do Estado, Romeu Zema, onde todas as cidades contempladas receberam os materiais relativos ao projeto. O município foi representado na ocasião pela secretária de Educação, Patrícia Avelar, que ressaltou a importância de mais essa conquista para a cidade. (Diário do Aço – Ipatinga)
Araxá terá feira literária
“Abolição, Independência e Literatura” – este é o tripé que vai sustentar as mesas, painéis e debates da 10ª edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, a se realizar entre os dias 11 e 15 de maio, quarta a domingo. Em formato híbrido, as transmissões do Fliaraxá vão acontecer de forma descentralizada, em diversos lugares da cidade: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo, Fundação Cultural Calmon Barreto, praças e escolas de bairros periféricos. (Correio de Araxá – Araxá)
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Furnas doará balsas para os lagos
O presidente de Furnas, Clovis Torres, anunciou na segunda-feira (14) que a empresa vai realizar a licitação de 11 novas balsas para fazer a travessia entre os reservatórios de Furnas e de Mascarenhas de Moraes (Peixoto). A novidade foi divulgada durante a solenidade em comemoração aos 65 anos de Furnas, com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizada em São José da Barra, nas instalações da Usina Hidrelétrica de Furnas. (Folha da Manhã – Passos)
Usina Solar de Varginha já funciona
Começou a operar nessa semana a primeira Usina Solar da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria de Educação. As placas fotovoltaicas foram instaladas na Escola Municipal Wanderlei Bueno de Oliveira. Com potência de 97 KWp, em seus 222 módulos fotovoltaicos, a usina tem capacidade para gerar 12.000 Kwh, o que corresponde a 25 % do consumo total de energia da Secretaria de Educação. Segundo o coordenador do projeto, Pedro Gazzola, outras cinco usinas, de um total de 25, já estão em fase de conclusão das obras. (Blog do Madeira – Varginha)
Inauguração de Instituto de Olhos
Durante todos os sete anos prestados pelo núcleo oftalmológico em Governador Valadares, observou-se uma grande demanda de pacientes vindos da região de Caratinga. Por algum tempo, o Grupo Uni e Paz vinha pensando numa forma de promover melhor atendimento para a população na questão da saúde ocular e principalmente na prevenção de doenças que pudessem causar cegueira irreversível. Sendo assim, os médicos de Governador Valadares, Rimack Antonio Rosa Almeida Filho, Edson Toyoshi Chiba Junior e Rudy Milward Azevedo Lopes, em parceria com o Grupo Uni e Paz, inauguraram o Instituto de Olhos Caratinga. (Diário de Caratinga – Caratinga)
Projeto ONU-Habitat é lançado
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) firmaram uma parceria para garantir direitos sociais em regiões de vulnerabilidade em Juiz de Fora. O projeto “Territórios da Cidadania” será lançado em um evento, realizado pela Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), no Teatro Paschoal Carlos Magno. De acordo com a PJF, o projeto é uma estratégia de desenvolvimento local sustentável, que contribuirá para a elaboração de uma ferramenta de planejamento e gestão visando tanto ao desenvolvimento socioeconômico quanto ao acesso a programas básicos de cidadania. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Parceria para finanças verdes em Minas
A Invest Minas, agência de atração de investimos vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), e a Climate Bonds Initiative (CBI) assinaram um acordo incluindo diversas ações para o desenvolvimento do mercado de “finanças verdes” no estado. A organização internacional atuará em conjunto com a Invest Minas para sensibilizar e informar entes governamentais, investidores e empresas mineiras de forma a sensibilizá-los sobre a importância de uma economia sustentável e as oportunidades de investimento verde no Brasil, que já movimentou US$ 11,7 bilhões. (Folha de Sabará – Sabará)
Itajubá é reconhecida como APL
Itajubá foi reconhecida oficialmente pelo governo de Minas como um APL (Arranjo Produtivo Local) de Asas Rotativas e de Defesa. O instrumento tem como objetivo manter a cooperação e alavancar negócios de mais de 40 empresas no município, entre as quais as âncoras Helibrás Airbus (helicópteros), XMobots e Aerotron (drones) e Imbel (armamentos). Segundo informações da Prefeitura, este APL foi criado em Itajubá a partir da identificação de um aglomerado de empresas com a mesma especialização produtiva, no caso, as empresas das áreas de Asas Rotativas e Defesa. (Jornal Diário – Pouso Alegre)
Caeté na nova região de Queijo Artesanal
Caeté, Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba e Bom Jesus do Amparo. Estes seis municípios mineiros foram reconhecidos como a mais nova região de Queijo Artesanal de Minas. O estudo foi feito pela Emater-MG, que identificou características únicas no “saber fazer” de queijo na região, batizada como “Entre Serras da Piedade ao Caraça”. Estima-se que, atualmente, 1,4 mil queijos sejam produzidos por mês. O processo de fabricação do queijo, juntamente com a história, a economia, a cultura e o clima da região foram determinantes para o sucesso do produto na região. (Jornal Opinião – Caeté)
Lideranças se reúnem em Itaúna
Com organização do Sebrae e participação da Fiemg Regional e prefeituras, além de entidades de classe da região, foi formado o grupo Novo Oeste, que atua para buscar o desenvolvimento da região. O grupo surgiu a partir do Projeto Líder, iniciativa do Sebrae, que teve início em maio de 2019 e visa trabalhar para o desenvolvimento sustentável da região, incentivando a atuação integrada entre as lideranças e o poder público, com participação das entidades privadas e do terceiro setor. (Folha do Povo – Itaúna)
Ouça a rádio de Minas