Economia

DC INTEGRA MINAS

DC INTEGRA MINAS
Crédito: Pedro Vilela

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Cinema solar do Brasil em Araxá

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável; funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica. A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do projeto Cinesolarzinho, que chega a Araxá (MG), pela primeira vez, com apoio da CBMM, da Prefeitura Municipal de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto, e atividades gratuitas para a população. A programação tem uma oficina com alunos da rede pública e quatro sessões de cinema, no pátio da Igreja Sagrada Família, e no estacionamento do Estádio Fausto Alvim. (Correio de Araxá – Araxá)

Araxá quer se tornar Polo do Agronegócio

Uma das maiores regiões produtoras de batatas do País e nacionalmente reconhecida pela produção de café, leite e diversos grãos. Araxá quer se tornar um dos maiores polos regionais do agronegócio no Brasil. A administração municipal já iniciou a elaboração do projeto a ser apresentado para mais de dez municípios da região. O prefeito Robson Magela se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro, em Brasília. Durante a reunião com o secretário-executivo, o prefeito Robson Magela destacou a importância da região para o agronegócio brasileiro e a necessidade de criar um projeto para desenvolvimento do setor. (Correio de Araxá – Araxá)

Minas tem mais municípios no Mapa do Turismo

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento do Programa Nacional de Regionalização do Turismo que reúne os municípios que desenvolvem o turismo como política pública para o desenvolvimento local. Minas Gerais é o estado com mais regiões turísticas formalizadas e municípios presentes no Mapa, totalizando 44 instâncias de governança regionais (IGRs) e 567 municípios. Para fazer parte do Mapa, os municípios precisam atender aos critérios definidos na Portaria ministerial, como possuir um órgão responsável pelo turismo e orçamento definido para investimentos, comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e uma instância de governança regional, além de empresa registrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). (Diário de Uberlândia)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Shopping lança projeto sustentabilidade

Em trabalho conjunto, as gerências de Operações e Marketing do Shopping Uberaba implementam vários projetos de sustentabilidade essenciais para contribuir com a preservação do meio ambiente. Lançaram uma campanha visando a conscientizar clientes, colaboradores e visitantes. Além de materiais e peças que serão distribuídos pelo shopping, uma blitz foi montada para doação de adubo orgânico produzido pela equipe que compõe o setor de ambiência do shopping, e de mudas cedidas em parceria firmada com a Fazu-Faculdades Associadas de Uberaba. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Congonhas prepara para a Semana Santa

Após dois anos intensos de pandemia em que a Celebração Presencial da Semana Santa foi apresentada apenas por meio virtual, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Eventos e Lazer, voltará a realizar este grande evento religioso, cultural e turístico. A partir do Domingo de Ramos, a população poderá acompanhar as missas, procissões e encenações bíblicas. Para o secretário de Cultura, Jean Ângelo, “este ano, a prefeitura de Congonhas, além dos 250 atores e figurantes, envergando figurinos suntuosos e originais, a Semana Santa contará com uma megaestrutura de palco, som, luz e efeitos especiais e também a presença do ator congonhense Amaury Lorenzo”, informou. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete).

Prefeitura lança edital para setor de turismo

A Secretaria de Turismo (Setur) elaborou o Edital de Fomento ao Turismo, que vai disponibilizar R$ 300 mil para projetos que visem ao desenvolvimento e a implementação de ações turísticas, conforme divulgou a Prefeitura de Juiz de Fora. Os interessados, pessoas jurídicas sem fins lucrativos que já atuam há um ano, poderão inscrever, no máximo, cinco projetos. Segundo o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, a intenção é que os recursos incentivem projetos que divulguem o nome de Juiz de Fora como destino turístico relevante em Minas e no Brasil, retomando o ciclo de crescimento da cadeia do turismo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Agricultores Familiares recebem recursos

Fruto de projeto elaborado pela Emater e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ipatinga recebeu R$ 140 mil em recursos destinados pela Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto para investimentos na cidade, informou o governo ipatinguense. O recurso – parte da indenização devida pela Samarco, Vale e BHP Billiton Brasil a municípios da calha do rio Doce, como resultado de ação civil pública proposta após o rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em Mariana, em 2015 – será destinado à melhoria da estrutura e aumento da produtividade dos agricultores familiares ligados à Associação dos Agricultores Familiares de Ipatinga (Aagrifipa). (Diário do Aço – Ipatinga)

Paraíso entre 400 na recuperação

O município de São Sebastião do Paraíso participa do programa de restauração florestal e melhora da qualidade da água desenvolvido no Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Idealizado em Extrema no ano de 2005 o projeto atualmente é desenvolvido em mais de 400 cidades. No caso específico dos municípios de Paraíso, Capetinga e Monte Santo de Minas, área sob o foco da SOS Mata Atlântica, foram plantadas em menos de cinco meses 80 mil mudas de espécies nativas de mata atlântica. A região está toda voltada para a produção de café sendo que a restauração, via de regra, ocorre nas áreas de proteção permanente. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

JF quer ampliar representatividade

Os últimos dias foram de movimentações intensas nos bastidores da política local. Isso porque dois prazos eleitorais importantes se encerraram no final de semana e, agora, todos aqueles que pretendem disputar cargos nas eleições de outubro não podem mais mudar de partido. Em Juiz de Fora, as principais definições foram de atores que pretendem disputar cadeiras parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e na Câmara dos Deputados. A maioria dos players tem um discurso uníssono, que mimetiza ambições vistas em processos eleitorais anteriores: é preciso ampliar a representação parlamentar de Juiz de Fora. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas