Economia

DC INTEGRA MINAS

DC INTEGRA MINAS
Crédito: Rubio MarraABCZ

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Aprendizagem criativa em Poços

Laptops de última geração e internet de alta velocidade nas 25 escolas municipais, kits físicos com atividades “desplugadas”, formação e plantão didático-pedagógico aos professores, tudo desenvolvido especificamente para a Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. Esse é o programa “Educação para o Futuro – Projeto Ativamente”, lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, em parceria com A Recreativa, empresa poços-caldense referência em atividades lúdicas, que completa 72 anos em 2022. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

ExpoZebu já conta com 40 leilões

Despontando como uma das temporadas comerciais mais aguardadas da pecuária nacional, a agenda de leilões e shoppings da 87ª ExpoZebu já conta com 43 eventos. Em comparação com a última edição presencial da feira, são sete eventos comerciais a mais em 2022. “A quantidade de leilões e shoppings da nossa ExpoZebu é mais um indicativo de que teremos uma edição histórica. O setor está esperando por essa retomada presencial da maior feira da pecuária zebuína no mundo, e isso, sem dúvida, refletirá em bons negócios”, comemora Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ. Nesta edição a temporada começa no dia 28 de abril e segue até 8 de maio, último dia da feira. (Jornal de Uberaba)

Uberlândia é a quarta em geração

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar) mostrou um crescimento de 77% no número de instalações de energia solar em Uberlândia durante a pandemia. Somente de janeiro a março deste ano, foram 1,4 mil novas adesões na cidade. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Uberlândia é a quarta cidade do País no ranking de geração deste tipo de energia, com potência instalada de 82 megawatts, perdendo apenas para as capitais Cuiabá (MT), Teresina (PI) e Brasília (DF). (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Guia ajuda municípios para investimentos

A Invest Minas lançou a mais nova versão do “Guia para Atração de Investimentos para Municípios”. O documento busca orientar gestores municipais e organizações a prepararem as cidades para oferecer boas condições para atrair novas empresas e gerar mais empregos e renda para a população. De acesso gratuito, o manual foi elaborado pela equipe técnica da agência do Governo de Minas, responsável por intermediar mais de R$ 200 bilhões em investimentos no Estado desde 2019. O manual explica, por exemplo, o que é uma política de atração de investimentos e como o gestor pode identificar os potenciais de sua região com base em informações obtidas junto a instituições, organizações e empresas já instaladas. (Folha de Sabará – Sabará)

Prefeitura realiza plantio de mudas

Visando à transformação no paisagismo da cidade, a Prefeitura de Itabirito, por meio das secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está realizando o plantio de mudas nos locais em que foram instalados recentemente os parquinhos infantis. A ação contempla o plantio de mudas do bioma Mata Atlântica nas proximidades dos playgrounds, tanto na zona urbana quanto na zona rural. (O Liberal – Ouro Preto)

Muriaé receberá exposição de arte

Muriaé se prepara para receber em breve a exposição “Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto”. A mostra ficará em cartaz no Centro Cultural Grande Hotel Muriahe entre 6 de maio e 10 de julho, com visitação gratuita. A chegada desta exposição ao município está sendo viabilizada pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Fundarte. O acervo de artes é o mesmo que estava no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro até o fim de março deste ano. (Gazeta de Muriaé)

Lei obriga informações sobre obras

A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que obriga a Prefeitura de Uberlândia a divulgar informações e a relação de obras públicas paralisadas há mais de 120 dias no Município. A proposta determina que o Executivo disponibilize no site oficial da Prefeitura dados que incluem o motivo da interrupção, a nova data prevista para o término e o valor restante para que a obra seja concluída. Além destas informações, a Prefeitura deverá oferecer no mesmo site dados do órgão público ou da concessionária responsável pela obra. O projeto segue agora para sansão do prefeito. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Cidadão Online em Caxambu

A Prefeitura de Caxambu e a Sonner Sistemas apresentaram na semana que passou o Aplicativo Cidadão Online, sistema onde o morador de Caxambu ou visitante terá acesso a serviços diversos como a Ouvidoria da Prefeitura, fazer solicitações de serviços públicos e ainda à emissão de certidões e guias de pagamento, sugestões, reclamações, protocolos, entre outros. O evento, ocorrido na sede da Prefeitura de Caxambu, contou com a participação do prefeito Diogo Curi, servidores municipais, colaboradores e representantes da Sonner Sistemas. (Jornal Panorama – Baependi)

Caratinga revitaliza Praça da Estação

A Prefeitura de Caratinga abriu processo de licitação para revitalizar a Praça Coronel Rafael da Silva Araújo, a chamada “Praça da Estação”. Como parte do projeto, drenagem pluvial para tratar a questão de escoamento de água das chuvas, substituição do piso da praça em blocos de concreto e pinturas no entorno. Como parte do paisagismo, canteiros com grama esmeralda e bancos em alvenaria de concreto. Também está prevista a restauração de fachadas de edificações do entorno da praça, tirando todo o reboco antigo, substituindo a pintura. Todos os componentes metálicos como portões, janelas e grades deverão ser lixados para receber uma nova camada de pintura. (Diário de Caratinga)

Fundação avança nas pesquisas sobre casos agudos e crônicos de doença

O Serviço de Doenças Parasitárias (SDP) do Laboratório Central de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Lacen-MG/Funed) é o Laboratório de Referência Nacional (LRN) para o diagnóstico da doença de Chagas. Entre as funções desempenhadas, destacam-se as ações de Vigilância Epidemiológica, diagnóstico sorológico nacional da doença, supervisão, capacitação de recursos humanos e controle da qualidade das análises de suas redes estadual e nacional. Além disso, o SDP auxilia na investigação dos surtos de doença de Chagas aguda, hoje relacionadas principalmente ao consumo de alimentos contaminados, tais como açaí e bacaba não pasteurizados. (Folha da Região – Ituiutaba)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas