Economia

DC INTEGRA MINAS

DC INTEGRA MINAS
Crédito: Washington Alves/Reuters

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Cidade recebe Encontro Literário

Uberlândia recebe, até 10 de junho, a terceira edição do Encontro Literário do Cerrado (Elicer). A expectativa dos organizadores é receber cerca de 60 mil pessoas no Castelli Master durante os seis dias de evento. A última edição aconteceu em 2017 e em 2020 o encontro foi suspenso devido à pandemia da Covid-19. Neste ano, o tema é “Quintais da Imaginação: uma viagem literária por Minas Gerais”. A organização é de Humberto Paes Leme, que conquistou a destinação de 44 mil vales-livros para estudantes e professores da rede estadual de ensino de Uberlândia e região. (Diário de Uberlândia)

Prefeitura auxilia hortas comunitárias

Em Varginha, existem hortas familiares-comunitárias em diferentes bairros. A iniciativa visa a gerar renda para as famílias e incentivar o plantio orgânico. Agora, a produção de hortaliças, frutas e legumes ganhará um ímpeto. É que a Prefeitura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) adquiriu um tobata. “É um mini-trator movido a combustão e que vai ajudar os produtores”, explica o prefeito Vérdi Melo. A máquina está na horta familiar de Donizete Eduardo, no bairro Nova Varginha. “É uma mão na roda para fazer canteiro, enquanto eu gastava até 15 dias para fazer cinco canteiros, agora gasto meia hora”, conta Donizete. (Gazeta de Varginha)

Unis inaugura Vila Sapiens

Entre os dias 06 e 10 de junho, acontece a oitava edição do Congresso Internacional do Grupo Unis, com o tema “Ressignificar, Reconectar e Reinventar”. O evento vai trazer mais de 250 atividades voltadas para diversas áreas do conhecimento, explorando temas atuais e relevantes, com palestrantes nacionais e internacionais. Dentre essas atividades, o Grupo Unis vai inaugurar um novo, e importante, espaço na Cidade Universitária: a Vila Sapiens, um lugar que proporcionará o nascimento de novas ideias, o desenvolvimento de novas habilidades para os colaboradores e conectará os estudantes ao mercado corporativo. (Gazeta de Varginha)

Oficina de Horta avança em Caratinga

O prefeito Márcio Elias, o “Marcinho”, e o secretário de Meio Ambiente, Wagner Teixeira Pinto, visitaram o projeto “Oficina de Horta”, ministrado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Uma parceria que tem rendido bons frutos para os usuários da instituição e para seus familiares, principais beneficiados com toda colheita. (Diário de Caratinga)

Ouro Preto ganha novo parque

No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi inaugurado em Ouro Preto o Parque Urbano das Candeias, antigo Lago do Azedo, no bairro Jardim Alvorada. O nome Candeia homenageia uma espécie nativa, pioneira e de grande relevância ambiental e econômica para a população desde os tempos de Vila Rica. Em sua área de 2.267 metros quadrados construídos, o Parque das Candeias possui centro de convivência com cozinha, depósito e banheiros, playground de madeira, quadra poliesportiva, arena de areia, quadra de futebol society, ciclovia infantil, pista de skate, pista de caminhada, além da área verde em seu entorno. (O Liberal – Ouro Preto)

Prefeitura reúne as associações

O prefeito de Araguari, Renato Carvalho, a vice-prefeita Maria Cecília, os secretários Luiz Miranda (Obras), Antônio Cafrune (Serviços Urbanos e Distritais) e Joaquim Fernandes (Trânsito) e a superintendente da SAE, Cláudia Eliane, reuniram-se com vários presidentes de bairros no Palácio dos Ferroviários. De acordo com o secretário de Gabinete, Flávio Soares, o prefeito tem se reunido com representantes de associações de bairro ou líderes comunitários, para ouvir as principais demandas daquela localidade. Após algumas reuniões, determinadas ações haviam sido colocadas em pauta como prioridade de cada bairro. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Consórcio Rio Doce faz capacitação

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (CIMDOCE), Ministério Público, Ardoce, Sebrae e a Prefeitura de Valadares promoveram na segunda-feira (6) uma manhã de capacitação sobre a implantação, estruturação e manutenção do Programa Regional de Proteção e Defesa do Consumidor e do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado na Região Leste de Minas. O Promotor de Justiça, Randal Bianchini, informou que o Fundo Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor liberou R$ 2 milhões para execução dos dois projetos e explicou as vantagens para os 31 municípios participantes e consumidores. (Jornal Cidade – Governador Valadares)

Araxá vai receber fábrica de aviões

Com previsão de investimento inicial na ordem de R$ 658 milhões e geração de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos, Araxá deu mais um passo rumo à concretização da instalação da fábrica de aviões da empresa Desaer Desenvolvimento Aeronáutico. A assinatura de despacho do Governo de Minas Gerais para a implantação da fábrica aconteceu no Teatro Municipal Maximiliano Rocha. Durante a cerimônia, o prefeito Robson Magela ressaltou que a vinda da empresa foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Araxá e o Governo de Minas Gerais. (Correio de Araxá)

Nanuque debate Bahia-Minas

A Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais estará em Nanuque, no dia 10, nas dependências da Câmara Municipal de Nanuque, onde será discutida com a população a reconstrução da estrada de ferro Bahia-Minas – desativada em 1966. Nanuque foi contemplada com uma unidade de transbordo (prática de transferir mercadorias de um meio de transporte para outro), para atender à demanda regional de produtos manufaturados pela indústria regional. Inicialmente está previsto que a ferrovia atenderá somente o transporte de cargas. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas