DC INTEGRA MINAS

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Trem da Vale volta a circular
O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) voltou à circulação normal na segunda-feira (25). Com isso, o transporte operado pela Vale torna a fazer todo o trajeto da ferrovia. Ou seja, de Belo Horizonte ao município de Cariacica, no Espírito Santo. O avanço dos trabalhos de manutenção permitiu que o trem voltasse a circular. O trecho entre Antônio Dias, na região do Rio Doce, e a capital mineira fechou em abril por tempo indeterminado. Foi devido à erosão de um talude no quilômetro 493, que se intensificou após as chuvas do início do ano. O serviço ficou interrompido por três meses. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Recicla aos Montes recebe apoio
Integrantes do Projeto Rondon estão em Montes Claros a fim de dinamizar o Programa Recicla aos Montes, em uma parceria com a Prefeitura e o Ministério Público (MP). Os coordenadores e universitários vão conhecer os cinco galpões de reciclagem atualmente em funcionamento na cidade e que geram emprego e renda para centenas de catadores de materiais recicláveis. Coordenadores e universitários estiveram reunidos com o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos (SSU), Guilherme Guimarães Oliveira. Trocaram ideias e conheceram as ações do programa. (Jornal de Notícias – Montes Claros)
Patrimônio recebe atenção
O Patrimônio Cultural de Santo Antônio do Aventureiro tem recebido atenção da Prefeitura Municipal através do empenho da Secretaria de Educação e Cultura, representada pela titular Débora Lamim Garcia, assistida pelo historiador Bruno Riberto Vitral. Foi realizada uma reunião que teve a participação da secretária Débora Lamim, o assistente Bruno Riberto e o engenheiro Douglas Gomes, ocasião em que foram discutidos, entre vários assuntos, os projetos de execução do plano de ação aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do município. (Além Parahyba – Além Paraíba)
Programa da Cenibra prepara jovens
Na Cenibra, jovens com idade entre 17 e 24 anos, residentes em municípios onde a empresa atua, estão tendo a oportunidade de se capacitarem para o ingresso no mercado de trabalho, por meio do Programa “Agro Aprendiz”, que oferece o curso Aprendizagem em Auxiliar Administrativo e Financeiro. O objetivo é auxiliar os jovens a se qualificarem para o mercado de trabalho. Recentemente, a Cenibra abriu novas vagas para a região de Guanhães, onde a empresa mantém um escritório de apoio às operações de manejo florestal. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Poços terá usina de geração solar
Energia limpa e sustentável faz parte dos planos das empresas DME ao colocar em prática a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica, que transforma radiação solar em energia elétrica. “Este empreendimento irá diversificar nossas fontes de geração de energia, proporcionando energia não poluente e renovável, aumentando a produção em nosso município”, diz o diretor-superintendente da DME Energética, Marcelo Dias Loichate. A usina será instalada na zona sul, próxima ao aterro sanitário (BR-146, km 534), e vai ocupar uma área de 140 mil metros quadrados (14 hectares), com previsão de instalação de 19.000 placas fotovoltaicas. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Caratinga no Mais Pecuária
O município de Caratinga, através da Secretaria de Agricultura, assinou acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) para adesão ao Programa “Mais Pecuária Brasil”. Trata-se de um programa de melhoramento genético, levando a biotecnologia para os agropecuaristas familiares, além de desenvolver a cadeia produtiva dos municípios e fortalecer a economia dos estados. No município, o projeto deve começar pelos pecuaristas do distrito de Santo Antônio do Manhuaçu. Informações da Conafer citam a parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, com o objetivo de “desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todo o País”. (Diário de Caratinga)
Feira recebeu quase 33 mil visitantes
Após quatro dias de exposição, a Expo Usipa chegou ao fim de sua 32ª edição. A feira de negócios da indústria foi encerrada no sábado (23). Durante o período de exposição, foi registrado um público de 32.816 visitantes, conforme divulgado pelos organizadores do evento. Esta edição contou com a participação de 275 empresas, do Vale do Aço e de diversos estados do Brasil, além do exterior. Essas empresas expositoras se dividiram em 318 estandes para apresentar os seus produtos e/ou serviços aos visitantes. A 32ª Expo Usipa teve o patrocínio da Vale, Convaço e Sicoob Vale do Aço e contou com o apoio da Usiminas, Ternium, Fiemg e Sindimiva. (Diário do Aço – Ipatinga)
Número de estrangeiros na UFU cresce
O número de estudantes estrangeiros na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) cresceu mais de 100% em 2022 se comparado com o ano passado. Atualmente, 32 pessoas de outros países estão matriculadas na instituição e, em 2021, a universidade recebeu 14 alunos de diferentes nacionalidades. Visando acolher cada vez mais os alunos estrangeiros, a universidade divulgou uma nova ação que promove ações afirmativas para pessoas em situação de refúgio, asilo político, apatridia ou sob acolhimento humanitário no Brasil. Ainda de acordo com dados da UFU, os cursos mais procurados pelos imigrantes são: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica e Arquitetura e Urbanismo. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Obras no DI em ritmo acelerado
Duas empresas que estão se instalando em Poços de Caldas. Myralis e Docol, estão com as obras a todo vapor. O prefeito Sérgio Azevedo visitou os locais nesta semana para conferir de perto o andamento no Distrito Industrial. A empresa Myralis Indústria Farmacêutica Ltda, voltada à fabricação e distribuição de medicamentos, alimentos, cosméticos e produtos para saúde, iniciou as obras de fundação. A previsão é a geração de aproximadamente 300 empregos, entre diretos e indiretos, com um investimento de cerca de R$ 5 milhões. (A Folha Regional – Muzambinho)
Ouça a rádio de Minas