DC INTEGRA MINAS

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Feconex espera 140 mil visitantes
De 17 e 20 de agosto o estacionamento da Arena do Jacaré recebe a primeira edição da Feira da Conexão, Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas – Feconex. É esperada uma média de 5 mil pessoas por dia de evento. Serão mais de 114 atividades econômicas distintas divididas em 156 espaços que foram colocados à disposição dos empresários que buscam trocar experiências e abrir novas possibilidades de negócios a partir da Feconex. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Geraldir Alves, considera tratar-se da maior oportunidade para que sete-lagoanos e visitantes conheçam melhor seu comércio, indústria e prestadores de serviços. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)
LC leilões reinaugura sua sede
A LC Leilões é uma empresa leiloeira há 29 anos no mercado de leilões de gado, dos quais 20 anos trabalhou em parceria com o Sindicato Rural de Patrocínio. A atual gestão do sindicato não renovou a parceria com a LC Leilões. Sendo assim a empresa retornou, a todo vapor e em grande estilo, ao seu tatersal de origem, localizado no bairro Congonhas, na BR 365. Aconteceu o grande leilão de reinauguração desse tatersal. Os vendedores prestigiaram o leilão e encheram os currais com lotes de qualidade, que chegaram a mais de 1.000 animais. (Jornal de Patrocínio)
Concessão do Itacolomi debatida
Na semana que passou, no anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) realizou uma audiência pública sobre a concessão do Parque Estadual do Itacolomi. Na ocasião, foram apresentadas as alterações do projeto, celebrado entre o IEF e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. De acordo com o especialista em políticas públicas do Núcleo de Projetos do IEF, Daniel Marques, a expectativa é que o leilão de concessão do Lote, que contempla o Parque do Itacolomi e o Parque do Ibitipoca, seja realizado até dezembro de 2022, com outorga mínima de R$ 400 mil. (O Liberal – Ouro Preto)
MoC reforça segurança no mercado
Está sendo realizando um processo licitatório para beneficiar comerciantes e usuários do Mercado Municipal de Montes Claros. Estão sendo adquiridos materiais e insumos necessários para a adequação dos sistemas de prevenção e combate a incêndio do local. A iniciativa atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que realiza a gestão do local, e se faz necessária para atender a adequação às normas de combate a incêndios estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Valadares é 6º lugar em indicador
Foi divulgado no mês de agosto, o ranking de indicadores do primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril) do Programa Previne Brasil, criado pelo governo federal em 2019, através do Ministério da Saúde. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Operadora faz parceria para o agronegócio
Dentro de um projeto de expansão de conectividade para o agronegócio brasileiro, a TIM anuncia seu primeiro projeto “4G Tim no Campo” para Minas Gerais, com parceria da usina Santa Vitória Açúcar e Álcool. Situada no Pontal do Triângulo Mineiro, a empresa é referência no setor sucroalcooleiro no país, com capacidade de produção de 240 milhões de litros de etanol hidratado por safra. A parceria prevê a cobertura 4G às 160 propriedades do complexo e às comunidades vizinhas, atendendo mais de 37 mil hectares de produção de cana de açúcar, beneficiando a comunidade local de aproximadamente 20 mil habitantes e cerca de 1.500 colaboradores diretos. (Gazeta do Pontal – Ituiutaba)
Balonismo dá show em Araxá
Competições em alto estilo, literalmente. Este foi o cenário de Araxá nos últimos dias, que sediou a 2ª etapa da Copa do Brasil e o 1º Campeonato Mineiro de Balonismo 2022. A Federação de Balonismo do Estado de Minas Gerais foi responsável pela organização das competições, que receberam o apoio da Prefeitura de Araxá. O Estádio Municipal Fausto Alvim foi o local de encontro entre as equipes e a população, que também pôde conferir os balões em diferentes pontos da cidade. Na Copa do Brasil 1º lugar ficou com Fábio Passos e no 1º Campeonato Mineiro o vencedor foi Davi Annibelli. As provas de ambos os campeonatos foram de precisão. (Correio de Araxá – Araxá)
WEG amplia fábrica em Itajubá
A catarinense WEG anunciou a ampliação da fábrica da Balteau, em Itajubá, comprada há menos de um ano. A unidade, especializada na fabricação de transformadores para instrumentos e conjuntos de medição, ganhará mais 1.350 metros quadrados e equipamentos mais modernos de bobinagem, isolamento, tratamento e secagem dos transformadores. O valor do investimento não foi divulgado, mas a companhia informou que a expansão vai gerar cerca de 50 novos empregos na unidade. Um dos objetivos é aumentar a participação de mercado. (Gazeta de Varginha)
Expoita começa em Itabira
O Parque de Exposições Virgílio José Gazire recebe a volta da maior exposição agropecuária da região. Começou ontem a 34ª Expoita, que teve como show de abertura a reconhecida banda gospel Preto no Branco. Organizada pela Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento, e Esportes, Lazer e Juventude, a Expoita conta com uma grande estrutura para receber o público. Além da ampla programação de shows com artistas de renome nacional, o evento também recebe uma agenda especial de palestras, rodada de negócios, leilões, torneios leiteiros, comercialização de produtos regionais e ações completamente voltadas para o agronegócio. (DeFato On Line – Itabira)
“Já Raiou a Liberdade” em OP
Com o objetivo de provocar uma reflexão sobre os 200 anos da independência, foi idealizada a exposição “Já Raiou a Liberdade”, uma viagem pelo Brasil, com passagens pelos principais caminhos que levaram ao Grito do Ipiranga, começando em Ouro Preto, berço da liberdade, passando por Santa Bárbara, Nova Lima, Caeté, até chegar a Sabará. O projeto está sendo realizado com recursos provenientes da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Anglo Gold Ashanti e Copasa e apoio do Governo de Minas por meio da Fundação Clóvis Salgado e das prefeituras das cidades sedes. (O Liberal – Ouro Preto)
Ouça a rádio de Minas