Economia

DC INTEGRA MINAS

DC INTEGRA MINAS
Crédito: Emater/Divulgação

Procura por aluguel cresce 30%

A procura por imóveis em locação aumentou cerca de 30% nos últimos três meses em Uberlândia, de acordo com o Sindicato de Habitação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Segundo os empresários do setor, um dos motivos apontados para o aumento é a volta das aulas presenciais nas faculdades da cidade. De acordo com o presidente da Secovi-Tap, Ronaldo Arantes, houve um aumento de 15% somente nos aluguéis para universitários na cidade, o que pode ser atribuído à volta das aulas. “Atribuímos esse aumento ao retorno das aulas práticas nas universidades da cidade e o restante que voltará ano que vem”, disse. (Diário de Uberlândia)

Programa fortalece pecuária

A Prefeitura Municipal de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento, através de celebrando convênio com Epamig Oeste – Campus Fundação Getúlio Vargas de Uberaba realizou a entrega dos 6 Touros Melhoradores da Raça Gir Leiteiro de Genética Superior para os representantes dos 6 Assentamentos Rurais participantes do Programa Nacional de Melhoramento Genético. O sorteio dos seis Touros Gir leiteiro PO da Epamig Oeste da cidade de Uberaba, adquiridos com recursos próprios da Administração Municipal, por meio de um convênio com Epamig para fomento da atividade leiteiras das famílias assentadas do município de Santa Vitória foi realizado durante a reunião do Conselho Municipal Desenvolvimento Sustentável. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)

Caeté tem portal turístico

A Prefeitura de Caeté promoveu a inauguração do Portal Turístico da cidade. A obra, viabilizada com recursos do Ministério do Turismo, vai abrigar um Centro de Apoio ao Turista e um Posto de Apoio da Polícia Militar, melhorando o atendimento às pessoas que chegam e partem do município. De acordo com o prefeito Lucas Coelho, “a gestão não quis executar uma obra simples, como um amontoado de cimento. O Portal tem tudo a ver com a história e tradição de Caeté e carrega a nossa grande vontade de, a cada dia, elevar a autoestima da população”, disse. (Jornal Opinião – Caeté)

Manhuaçu reúne cafeicultores

Manhuaçu sediou o 6º Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento foi realizado no início desse mês, no Castelo do Café. Com expressiva participação, o encontro começou com uma agenda de relacionamentos. Produtores enviaram amostras de café com antecedência. Elas foram provadas com a presença deles e dos compradores. Em seguida, aconteceram reuniões para parcerias e negócios. Para a analista técnica do Sebrae Manhuaçu, Reginamaria Loures, o evento atingiu “o objetivo proporcionar capacitação, geração de negócios e interação entre os produtores. Iniciativas que contribuem com o fortalecimento da Região das Matas de Minas”. (Diário de Manhuaçu)

Circuito será licitado em fevereiro

Nova concorrência pública para a concessão do Circuito Turístico de Poços de Caldas foi marcada para 15 de fevereiro de 2022. A licitação trata da concessão de uso de bens públicos para fins de exploração econômica de atividades turísticas de visitação, bem como serviços dos equipamentos turísticos, incluídas as obrigações de gestão, melhorias e operação dos atrativos existentes em formato de Circuito Turístico Integrado. A terceirização será de quatro pontos turísticos: o Complexo Turístico Cristo Redentor (incluindo o teleférico), a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Complexo Turístico Véu das Noivas. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

PepsiCo investe em Sete Lagoas

Durante reunião virtual na segunda-feira (20), que reuniu o prefeito Duílio de Castro e vários representantes da PepsiCo, foi anunciado o investimento de R$ 30 milhões na fábrica da multinacional instalada em Sete Lagoas. O aporte financeiro será destinado ao projeto revolucionário de reutilização de água que já faz sucesso em outras plantas da empresa na América Central e também nos Estados Unidos. Em um cenário de crise hídrica em várias regiões do Brasil durante vários meses do ano, a PepsiCo está engajada em promover de forma urgente uma gestão eficiente da água em toda sua cadeia produtiva. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Montes Claros recebe mais voos

Os 37 aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares, entre eles o de Montes Claros, devem receber cerca de 2,9 milhões de passageiros entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro. O número é 44% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 2 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa, entre os dias 18 de dezembro de 2020 e 4 de janeiro de 2021. A estimativa para o Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro é de receber 9.133 passageiros, contra 8.508 do ano passado, um incremento de 7%. O número de voos previstos subiu de 128 de 2020 para 132 neste ano, aumento de 3%. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

JF apoia economia solidária

Com o objetivo de enfrentar os desafios criados pela exclusão social, através da promoção de ações de geração de renda, foi aprovado Projeto de Lei que cria a Política Municipal de Apoio e Fomento à Economia Popular Solidária em Juiz de Fora. A norma prevê a criação de uma assessoria técnica para apoiar as iniciativas de economia solidária, de um Conselho Municipal de Economia Popular Solidária e de um fundo para garantir a continuidade das ações. Estão sendo estruturados, ainda, um Centro Público de Economia Popular Solidária, espaço destinado à realização de atividades de fortalecimento a coletivos e empreendimentos e uma feira de economia solidária no Calçadão da rua Halfeld, já em funcionamento temporário neste natal. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Chuvas prejudicam produtores

As fortes chuvas dos últimos dias, no Vale do Jequitinhonha, causaram danos na agropecuária da região. Segundo levantamento preliminar da Emater-MG, cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais, em 289 comunidades, foram afetados direta ou indiretamente. A informação é referente a 16 municípios: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Horto produz amendoim orgânico

Mais uma atividade de sucesso da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Prefeitura de Ituiutaba: a colheita do amendoim orgânico nos canteiros do horto municipal com o objetivo de resgatar, multiplicar e conservar as sementes conhecidas como tradicionais e/ou crioulas. O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito, apresentou o diretor de Meio Ambiente, Mariozan de Freitas, e o Engenheiro Agrônomo Zé Mendes que em um bate-papo meio informal falaram sobre os benefícios, o plantio e a importância do amendoim orgânico, uma oleaginosa, excelente fonte de proteína, fibras, vitaminas e minerais essenciais. (Gazeta do Pontal – Ituiutaba)

Falta fertilizante no mercado

Com aumento acima de 100% nos preços desde o início do ano, os fertilizantes têm se tornado um dos itens mais disputados pelos produtores rurais de Passos e região. As vendas a prazo estão sendo deixadas de lado e o valor da tonelada está em torno de R$5 mil. Devido à elevação nos preços no mercado internacional, aumento na demanda interna e problemas com fornecedores externos, além de logísticos, os fertilizantes se tornaram um dos itens mais problemáticos para o agronegócio brasileiro e devem ter forte impacto na inflação nos próximos meses. (Folha da Manhã – Passos)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas