DC INTEGRA MINAS

Usiminas firma parcerias
O projeto Mina D’Água, criado pela Mineração Usiminas para aumentar a proteção às nascentes, será ampliado por meio de parcerias com municípios da área de atuação da companhia, que tem operações em Itatiaiuçu. A iniciativa começou a ser desenvolvida em 2021, nas Áreas de Preservação Permanente da Empresa (APPs). A expansão do projeto começará pela comunidade de Ponta da Serra, na região da Serra Azul. Acordo assinado no gabinete do prefeito de Itatiaiuçu, Adélcio de Morais, garantirá a realização das ações em nascente situada na localidade. (Jornal Integração – Ipatinga)
Cachaça de Guarani premiada
A cachaça Dom Bré, rótulo Extra Premium Carvalho, de Guarani, foi selecionada entre as 50 melhores do País segundo o Ranking Cúpula da Cachaça. Em sua quinta edição, o concurso está em sua segunda fase. Na primeira, 48.612 votantes indicaram 250 cachaças de todo o País. Na segunda fase, a “seleção dos especialistas”, 28 profissionais craques na “marvada” elegeram as 50 melhores do País, provenientes de 12 estados. Entre elas, a Dom Bré, cujo alambique fica em Guarani, município distante 72km de Juiz de Fora. Duas cachaças que estão entre as 50 melhores do Brasil são do município de Carmo (RJ), distante cerca de 18 quilômetros de Além Paraíba. São elas: Da Quinta Amburana (13º lugar) e Da Quinta Prata (14º lugar). (Além Parahyba – Além Paraíba)
Exposição com temática mineira
No mês em que se comemora 100 anos da Semana da Arte Moderna no Brasil, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), inaugura a exposição “Minas Modernista”, na Galeria de Arte Nello Nuno. A mostra reúne obras do acervo da fundação e de colecionadores ouro-pretanos, que revelam, principalmente, os desdobramentos do movimento modernista na cultura mineira nos anos posteriores à década de 1920. Na exposição estão obras dos artistas Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Del Pino Filho, Djanira, Di Cavalcanti, Farnese de Andrade, Heitor Coutinho e Pedro Correia de Araújo. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Vinho com uvas produzidas em Paraíso
As uvas da espécie Syrah cultivadas no campo Experimental na fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em São Sebastião do Paraíso, serão utilizadas para a produção de vinhos da categoria Gran Reserva, linha inédita de produtos. A decisão foi tomada após a equipe do Campo Experimental de Caldas, no Sul do Estado, constatar que a safra de uvas colhida em agosto de 2021 possuía características e qualidades superiores para originar vinhos mais elaborados. Antes de ser comercializada, bebida ficará armazenada por um ano e meio em barricas fabricadas com carvalho francês. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
Caratinga pode ter a primeira planta de biochar
Caratinga poderá ter a primeira planta de produção de biochar do Brasil. A Secretaria de Agricultura, juntamente com cafeicultores, avalia parceria com uma empresa francesa para implantação do projeto no Centro Excelência do Café. Cada planta da empresa francesa está avaliada em R$ 10 milhões. Além da planta, o espaço ainda ganharia um centro de pesquisa, para estudos de professores e universitários. A planta irá consumir 24 toneladas de palha/dia. O biochar é qualquer material rico em carbono obtido de biomassa carbonizada sob baixa atmosfera de oxigênio, para uso como condicionador de solos. (Diário de Caratinga)
Consórcio aprova verba de laboratório
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, Nêgo Sampaio, foi autorizado pelos demais prefeitos para liberação de recursos da ordem de R$ 100 mil para o Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular – Campus Mucuri. Na reunião foi também aprovado recurso para realização de uma capacitação de todos os secretários municipais de saúde das 30 cidades que compõem o CIS-EVMJ. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Uberaba realiza feira do nelore
Prossegue até sábado, 19, em Uberaba, a Expoinel Minas 2022, uma das principais para a raça Nelore no País. Realizada no Parque Fernando Costa, sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A Expoinel é promovida pela Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). De acordo com o gestor-executivo da AMCN, Loy Rocha, a expectativa é que mais de 400 animais integrem a Expoinel. O julgamento dos bovinos será realizado entre quarta-feira (16) e o próximo sábado (19). (Jornal de Uberaba)
Curso de apicultura
O Centro de Educação Profissional e Tecnológica, da Universidade Estadual de Montes Claros, está com inscrições abertas para o curso técnico em Apicultura. A oferta é de 20 vagas, com formação de cadastro de reserva. O público-alvo é formado por jovens regularmente matriculados na 2ª ou na 3ª série do ensino médio. As atividades serão ministradas presencialmente, no polo de Bocaiuva, por meio do programa federal ‘Novos Caminhos’. A carga horária, entre atividades teóricas e práticas, é de 1,2 mil horas/aula. A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) é parceira da iniciativa. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Café Encontro
O Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas convida sócios, amigos e visitantes a participarem do tradicional Café Encontro. O evento será neste sábado, 19. Na pauta deste sábado, troca e venda de selos, cédulas e moedas em duplicidade, esclarecimentos sobre coleções, entre outros temas. “Nosso encontro mensal, que trata de assuntos administrativos, troca de material, eventos, entre outros, vai acontecer neste sábado e é aberto a todos os interessados. Pedimos aos associados que, se puderem, tragam os seus catálogos para auxílio aos iniciantes”, diz o presidente Francisco Braido. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)
Ouça a rádio de Minas