Economia

DC LIVROS | 01/05

DC LIVROS | 01/05

Quem são as pessoas que marcaram a história da pátria brasileira?

Do primeiro herói brasileiro, Tiradentes, a personalidades como Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Anita Garibaldi, ao ícone do esporte nacional Ayrton Senna. O palestrante, escritor e aviador Ruy Sodré reuniu em 128 páginas do livro Os Heróis Brasileiros mais de 70 nomes que marcaram a história do País. A referência de Ruy Sodré para a escolha dos nomes, segundo o autor, é o projeto de lei apresentado e aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República. Os capítulos do livro, todos ilustrados com a foto do personagem citado, foram divididos por 12 categorias, algumas dentro de um contexto histórico como Brasil Colonial; Independência e a Insurreição Pernambucana e também por áreas de atuação como Literatura, Música e Ciência. A intenção de Ruy com a obra, além de preservar a vida e o legado dessas personalidades, também é levá-los ao conhecimento do público em geral, especialmente estudantes. (Os Heróis Brasileiros, Ruy Sodré, Editora JH Mizuno, 128 páginas)

“O Monstro das Cores” e o primeiro dia na escola

Depois de se tornar referência em educação emocional, encantar crianças de 27 países e entrar para a lista dos 10 livros mais vendidos na categoria pré-escolar, “O Monstro das Cores”, da arte-terapeuta catalã Anna Llenas, ganha uma continuação: “O Monstro das Cores vai à Escola”. A obra foi publicada no Brasil pela Editora Aletria – que também publicou o primeiro livro em português – e será oficialmente lançada no sábado, 1º de maio, às 16h, nos canais do YouTube e Facebook da editora. Se no primeiro livro o monstrinho confunde todas as emoções e ensina as crianças a identificarem e nomearem seus sentimentos, nessa continuação ele terá que enfrentar o temido primeiro dia de aula! O carismático personagem fica imaginando se “a tal escola” é um lugar de armadilhas e perigos, mas logo percebe que é um espaço cheio de descobertas incríveis, de amizade e muitas aventuras. (O Monstro das Cores vai à Escola, Anna Llenas, Editora Aletria, 40 páginas, R$ 59)

Aspectos legais das franquias à luz da nova lei

A Editora RT lança o livro “Franchising”, um verdadeiro compêndio geral sobre o sistema de franquias no Brasil devidamente atualizado aos termos da Lei 13.966/2019, a conhecida Nova Lei do Franchising. Ela manteve as principais conquistas da norma de 1994, atualizou alguns aspectos e introduziu novidades, cuja aplicação já foi discutida em diversas instâncias da justiça brasileira. O mercado de franquias responde por cerca de 2,7% do PIB nacional e teve um faturamento de R$ 186,7 bilhões em 2019. O livro reúne 41 artigos de renomados advogados e juristas, abrangendo os principais aspectos legais do setor. A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e participação diversos associados e membros da diretoria da entidade. (Franchising, organizadores Fernando Tardiolli, Melitha Novoa Prado e Sidnei Amendoeira Jr., Editora RT, 976 páginas, R$ 238,00)

O Desafio do Impossível

Imagine a maior e mais complexa operação da Ambev no Brasil, com um baixíssimo índice de produtividade e com um turnover que a fazia perder muitos funcionários ano após ano, além de perdas financeiras consideráveis. E como reverter esses indicadores e transformar essa operação em referência em produtividade e engajamento para as outras unidades da companhia? Esse foi o desafio proposto pela Ambev para a Falconi, diante da cervejaria de Campo Grande, no Rio. A Falconi é uma consultoria para geração de valor por meio de soluções em gente e gestão com tecnologia, e fez um grande diagnóstico e um planejamento de trabalho, que teve como pilar a gestão de pessoas e a mudança de cultura. Como resultado, a operação atingiu a meta de produtividade um ano antes do estimado e a superou nos anos seguintes, chegando a 87% em 2019. A meta de redução do turnover foi alcançada dois anos antes do previsto, e atualmente se encontra em 2,16%. Essa história de transformação é contada no livro “O Desafio do Impossível”, de Neuza Chaves e Viviane Martins, executivas da Falconi. A obra relata os detalhes da avaliação profunda da situação e das dificuldades no atendimento às necessidades humanas, da identificação dos problemas, dos motivos de saída dos empregados e da elaboração de planos de ação para os diversos pontos de melhoria daquela operação da Ambev. (O Desafio do Impossível – A história de como a Ambev e a Falconi revolucionaram uma das maiores cervejarias do mundo, Neuza Chaves e Viviane Martins, Editora Gente, 192 páginas, R$ 49,90)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas