Economia

DC reformula projeto da publicação impressa

DC reformula projeto da publicação impressa
À frente da elaboração dos novos templates, Manoel Evandro destacou as mudanças quanto ao volume de fotos e gráficos | Crédito: Arquivo Pessoal

Ao longo dos 88 anos desde sua fundação, em 18 de outubro de 1932, o DIÁRIO DO COMÉRCIO se posiciona como um dos mais tradicionais jornais de economia e negócios do País e o único especializado no Estado, tendo sua história marcada pela identificação com a economia regional e com os empresários mineiros.

Em quase nove décadas, o veículo se destaca também pelo acompanhamento e desenvolvimento de marcos econômicos do País e do Estado e como um propulsor de inovações não apenas no ambiente de negócios, mas, principalmente, no jornalismo mineiro.

E, em 2020, não seria diferente. Em meio às transformações digitais às quais o DC tem se dedicado, um novo fôlego ao produto impresso também se fez necessário, de forma a ampliar a capacidade de produção e entrega da equipe da redação, por meio de um produto harmônico, leve e, principalmente, completo.

Em uma realização conjunta entre os editores, repórteres, diagramadores e o gerente industrial e de TI do DC, responsável pela elaboração dos novos templates, Manoel Evandro do Carmo, o projeto de reformulação do jornal foi feito a partir de inúmeras sugestões vindas de toda a equipe e da observação de alguns jornais impressos de relevância nacional, que serviram de inspiração.

A editora executiva do DC, Luciana Montes, lembrou que as últimas mudanças feitas na diagramação do jornal haviam ocorrido há quase 10 anos, o que a incomodava, já que existiam novas tendências na área. Para ela, com a pandemia, ficou ainda mais clara a necessidade de mudar e fazer com que o jornal ficasse mais leve e mais contemporâneo.

“Comecei a observar, com um olhar mais técnico e crítico, o que outros jornais vinham fazendo – esteticamente falando. Entre os templates, quais seriam possíveis adaptar à nossa realidade e à nossa linha editorial. Na sequência, já com um pequeno esboço das possíveis mudanças, reuni com a equipe da redação e com o Manoel Evandro, e estabelecemos, juntos, algumas mudanças. Assim, começamos a desenhar o novo DC”, afirmou.

Primeiras mudanças – Entre as principais alterações, Luciana Montes destaca a volta da página 3, nobre para a edição, e que antes reproduzia artigos de Opinião; o resgate do “olho” nas matérias principais, de forma a destacar algum trecho do texto; e a coluna de notas. Além disso, o espaçamento entre as colunas e entrelinhas aumentou, trazendo um “respiro” ao texto; tem se buscado o uso de infográficos com mais frequência e, também, textos curtos e fotos.

“O uso da fotografia no período digital assume o papel de atrair o olhar do leitor, de sintetizar a informação, apresentando os fatos e estabelecendo um percurso de leitura na página. Na capa, estamos com novo cabeçalho, marcando os 88 anos do jornal, e com textos menores nas chamadas”, enumerou.

A editora reforçou que a equipe já está preparando outras novidades, que serão lançadas em breve, sempre com a proposta de tornar a leitura mais agradável.

Manoel Evandro, por sua vez, destacou as mudanças quanto ao volume de fotos e gráficos, evitando textos longos e cansativos e outros detalhes da diagramação que permitiram um maior dinamismo à leitura.

Para o layout e projeto gráfico, por exemplo, foram alterados os templates com algumas modificações: “nos ‘olhos’ foram retirados os boxes e alterada a fonte, além de feita uma mudança no alinhamento do texto, proporcionando, ao mesmo tempo, leveza e destaque em meio ao conteúdo final”, disse.

Outra alteração diz respeito aos “bigodes”. “Agora utilizamos fonte sem serifa, clara, mais sutil, fazendo com que o texto não se assemelhe com o da manchete e o título tenha o destaque natural que deve ter”, explicou.

Projeto de reformulação do jornal impresso foi realizado a partir de inúmeras sugestões vindas de toda a equipe da redação

Ressignificação – Para a editora Gabriela Pedroso, com a velocidade com que as mudanças e as inovações têm acontecido, a partir da ruptura da barreira geográfica e a possibilidade do instantâneo decorrentes da internet, as pessoas, cada vez mais, têm a sensação de que o tempo está menor.

E é dentro deste contexto que se insere o projeto de reformulação do jornal impresso do DC, que, para ela, vem para atender às necessidades desse novo leitor que demanda informação de qualidade, mas com agilidade e simplicidade.

“As mudanças no projeto gráfico trouxeram mais leveza e clareza ao conteúdo com a inserção de elementos que têm o objetivo de tornar a leitura mais didática e direcionada. Há, ainda, uma proposta de reorientação editorial visando a uma cobertura mais próxima dos interesses dos nossos leitores. Com isso, ampliamos também no dia a dia os nossos esforços de produção e busca de informações, adequando-as a um modelo mais moderno de se fazer notícia”, avaliou, chamando a atenção para a busca por um jornalismo mais propositivo.

A repórter Daniela Maciel, por sua vez, ressaltou que na era do digital, fazer jornalismo impresso é uma missão que ganhou novos contornos. Por isso, promover essas pequenas alterações no estilo e na apresentação das matérias, incorporando elementos gráficos complementares e ilustrações que agreguem informação, ganha ainda mais significado.

“Esse já era um caminho trilhado instintivamente, mas que feito sistematicamente encontra seu lugar na nossa prática diária e ganha notoriedade. Para o leitor, creio que essas novidades sejam absorvidas de maneira natural. É algo que ele anseia e merece”, finalizou.

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